Topo

No útero da mãe, bebê é baleado na cabeça no Rio de Janeiro

Mãe e bebê estão internados no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla - Reprodução/Facebook
Mãe e bebê estão internados no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla Imagem: Reprodução/Facebook

Marina Lang

Colaboração para o UOL, no Rio

09/04/2019 15h15

Um bebê foi baleado na cabeça dentro da barriga da mãe em Costa Barros, na zona norte do Rio, na noite do último sábado (6).

Segundo familiares das vítimas, a mãe estava acompanhada dos filhos em uma festa infantil numa comunidade conhecida como Terra Nostra. Por volta das 20h30, a mãe foi atingida por três disparos - um deles acertou a cabeça do bebê. Familiares dizem não saber a origem dos disparos.

Ela foi encaminhada para o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, onde fez uma cesariana de emergência. Em nota, a RioSaúde, entidade da Prefeitura do Rio que administra a unidade, confirmou que tanto a mãe quanto o filho estão internados no hospital.

"A família, no entanto, não autorizou o hospital a passar nenhuma informação sobre o estado de saúde e qualquer detalhe sobre o prontuário médico", disse a RioSaúde, em nota.

A irmã da mulher conversou brevemente com o UOL e informou que as duas vítimas estão se recuperando. "Graças a Deus estão melhorando", disse.

O UOL procurou a Polícia Civil, que não informou se a 39ª DP, que atende a região, registrou boletim de ocorrência ou se está investigando de onde partiram os disparos.

Em nota, a PM declarou que não atendeu a ocorrência. Questionada pelo UOL se houve operação policial na região no momento em que a grávida foi atingida, a corporação não respondeu até a publicação da reportagem.

Outros casos

Em janeiro do ano passado, uma grávida foi baleada na cabeça após uma tentativa de assalto em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ela e o bebê foram submetidos a uma cesariana e sobreviveram.

Em dezembro de 2017, uma grávida de 19 anos foi baleada na comunidade da Fazendinha, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio. Ela e o bebê não resistiram aos ferimentos.

Outra grávida perdeu o bebê em julho de 2017 após ser atingida por disparos na região da favela do Lixão, em Duque de Caxias. O tiro que atingiu a grávida entrou pelo lado esquerdo de seu quadril. A bala perfurou seu útero e atravessou o corpo do bebê ainda no útero da mãe. Feriu sua cabeça, dilacerou sua orelha, atingiu seu tórax e atravessou sua coluna.