Topo

Virou meme, mas é velho! Logotipo das Cataratas foi criado há 20 anos

Logotipo da concessionária Cataratas do Iguaçu S/A foi ironizada por internautas - Reprodução/Twitter
Logotipo da concessionária Cataratas do Iguaçu S/A foi ironizada por internautas Imagem: Reprodução/Twitter

Thiago Tassi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/04/2019 15h33

O suposto "novo" logo da concessionária que administra a visitação às Cataratas do Iguaçu, no Paraná, esteve entre os assuntos mais falados ontem no Twitter no Brasil. Mas está longe de ser uma imagem nova.

O símbolo da empresa que gere o Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 1999 e virou meme, por parecer, segundo os internautas, uma abertura de esgoto. Teve ainda quem associou a um microfone ou a um olho chorando.

Em contato hoje com o UOL, a concessionária Cataratas do Iguaçu S.A. afirmou que está monitorando a repercussão do caso e tomando medidas para esclarecer que não se trata de uma comunicação nova da empresa -- já que permanece igual desde a sua criação, em 1999. Até o momento, não há nenhuma decisão para atualizar o logo.

A concessionária ainda diz que a intenção do desenho, confeccionado pelo grupo na década de 1990, foi a de representar as cores da bandeira do Brasil, buscando "elementos de amor" ao país e a "valorização do patrimônio nacional", uma vez que parte das Cataratas pertence à Argentina.

De acordo com área de comunicação da empresa, a divulgação de que seria um logo "novo", motivo de deboche e ironias entre os usuários da rede social, dá-se pela "polarização" no país e pelos "embates políticos nas redes". À época em que foi criado, segundo a assessoria, "as pessoas não tinham essa leitura" e não existia este "clima tenso".

"A diretoria tem projetos para as Cataratas do futuro. A empresa é dinâmica, está sempre avaliando (novidades). É possível fazer alguma releitura (do logo mais para frente)", disse a empresa ao UOL.

Meme faz concessionária criar campanha

A internet não perdoa, claro. Foram publicadas diversas piadas e comparações com o logo que mistura a bandeira do Brasil e as próprias cataratas: vômito, microfone, pessoa chorando. Sobrou, inclusive, para os designers.

Mas o paralelo feito a uma abertura de esgoto, devido ao formato circular da parte azul, foi a maioria na zoeira e fez a empresa criar a campanha #CataratasSustentavel, que irá apresentar os projetos de sustentabilidade aos internautas.

Veja alguns tuítes dos internados ironizando o logo: