Topo

Onça-parda invade casas e caminha por telhados no interior de São Paulo

Corpo de Bombeiros
Imagem: Corpo de Bombeiros

Do UOL, em São Paulo

19/04/2019 18h52

Ao acordar para colocar os cachorros no quintal, como faz diariamente, uma moradora de São Carlos, interior de São Paulo, percebeu um outro animal em sua casa. A princípio, achou que era um cão que viera da rua. Mas, quando chegou mais perto, percebeu que era uma onça-parda, felino que pode chegar a 70 quilos e atingir mais de dois metros de comprimento.

A moradora acionou o Corpo de Bombeiros da cidade por volta das oito horas da manhã. Quando constataram que era uma onça, a corporação acionou então a Polícia Militar Ambiental e funcionários do Parque Ecológico de São Carlos. Por conta do feriado, os veterinários e biólogos do parque demoraram cerca de três horas para chegar no local.

Onça-parda depois de ser tranquilizada por veterinários em São Carlos (SP) - Corpo de Bombeiros - Corpo de Bombeiros
Onça-parda depois de ser tranquilizada por veterinários em São Carlos (SP)
Imagem: Corpo de Bombeiros
Até aquele momento, segundo os militares, o animal estava tranquilo. Com uma movimentação maior na casa, tanto de pessoas da região quanto dos funcionários do parque estavam chegando, a onça se esquivou, pulou o muro e caminhou por telhados e casas vizinhas, até ser atingida por um dardo tranquilizante na garagem de uma dessas residências.

Segundo os bombeiros, esse trabalho, por lei, pode ser feito apenas por um veterinário para que seja resguardada a integridade física do animal. Depois de tranquilizada, a onça foi encaminhada para o Parque Ecológico, onde passará por exames médicos para depois ser solta.