Topo

Exército e polícia apuram morte de sargento em exercício com tanque no RS

Exército e polícia gaúcha investigam a morte de sargento - Reprodução/Exército
Exército e polícia gaúcha investigam a morte de sargento Imagem: Reprodução/Exército

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

01/05/2019 16h22

O Exército e a Polícia Civil do Rio Grande do Sul apuram as circunstâncias da morte do sargento Duék Rodrigues Marques, 22, durante um exercício realizado na última segunda-feira (29) no quartel em que servia, na cidade de Santa Rosa, no noroeste do estado.

De acordo com o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado, o tanque que Duék dirigia bateu em um poste durante uma atividade de rotina. O cano por onde são disparados os tiros do veículo blindado girou com a força do impacto e, desta forma, atingiu a cabeça do terceiro-sargento que dirigia o veículo e morreu no local.

O corpo de Duék já foi enviado para Manaus, sua terra natal e onde mora sua família. Ainda não há previsão para o enterro. De acordo com o tenente-coronel Marcio Saldanha Walker, Duék concluiu a Escola de Sargentos das Armas (ESA) e o curso de paraquedista, antes de chegar ao Rio Grande do Sul, em abril.

"Questionei a ele o porquê de trocar Manaus por Santa Rosa. Ele disse que era apaixonado por blindados, que queria estar aqui, já que em Manaus não há blindados. Era um militar com muito brilho nos olhos", contou o tenente. De acordo com Walker, o Exército e a polícia gaúcha atuarão em frentes diferentes de investigação.

"O inquérito civil investiga as questões civis e técnicas de possíveis violações de normas de segurança, como em qualquer morte. O inquérito militar vai apurar se a condução do veículo estava sendo feita no local certo, se o militar designado deveria e poderia estar dirigindo aquele blindado", disse ele, completando que a morte foi um "fato isolado".