Topo

RJ: filho de deputada e pastor assassinado é preso em enterro, diz delegada

Pastor Anderson do Carmo e a deputada federal Flordelis (PSD-RJ) - Reprodução/Facebook
Pastor Anderson do Carmo e a deputada federal Flordelis (PSD-RJ) Imagem: Reprodução/Facebook

Marina Lang

Colaboração para o UOL, no Rio

17/06/2019 14h40

A Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo prendeu hoje um dos filhos do pastor Anderson do Carmo, morto a tiros em sua casa em Niterói, região metropolitana do Rio, na madrugada do último domingo (16). Segundo a delegada Bárbara Lomba, ele foi preso durante o enterro do pai, no Memorial Parque Nycteroy (São Gonçalo), por ter contra ele um mandado de prisão por violência doméstica. Carmo era marido da deputada federal Flordelis (PSD-RJ) e deixou 55 filhos (51 adotivos e quatro biológicos).

A identidade dele, que tinha o mandado de prisão em aberto, não foi informada. Questionada se ele é considerado suspeito da morte do pai, a delegada negou, informando contudo que "nenhuma linha investigativa foi descartada".

Mais cedo, o governador Wilson Witzel (PSC) havia declarado a jornalistas que o secretário da Polícia Civil, Marcus Vinicius Braga, o informou que a suspeita da polícia é de que um dos filhos adotivos tenha cometido o crime. A reportagem questionou a delegada se o filho detido seria o mesmo suspeito apontado por Witzel, mas ainda não obteve retorno.

A polícia trabalha com a hipótese de morte encomendada. A Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo apura se uma desavença familiar motivou o crime na madrugada de ontem.

15 tiros e nada roubado da casa

O desentendimento entre Anderson e um suspeito teria ocorrido por dinheiro. A hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte) está praticamente descartada pela polícia.

Um exame toxicológico foi realizado nos cachorros da família para saber se eles foram dopados. O resultado deve sair amanhã. Segundo informações da Polícia Civil, 15 tiros foram disparados contra o pastor e nada foi roubado da casa.

O assassinato do pastor ocorreu após o casal chegar de uma confraternização por volta de 4h do domingo (16). A deputada contou à polícia que percebeu que o veículo dirigido por Anderson estava sendo perseguido por duas motos, no bairro de São Francisco, em Niterói.

O imóvel e o carro já foram periciados. Imagens de câmeras de segurança da região estão sendo analisadas pela polícia, que já ouviu pessoas que estavam na casa no momento do crime.

Ao entrarem em casa, no bairro de Pendotiba, a vítima retornou à garagem para pegar algo que havia esquecido no carro e disparos foram ouvidos. O pastor foi encontrado ferido. Ele foi socorrido, mas não resistiu.

"Ele sacrificou a vida pela família", diz deputada

A deputada Flordelis afirmou que Anderson evitou que criminosos invadissem a casa da família.

"Eu só fui dar um passeio com meu marido, mais nada. Um passeio que acabou dessa forma, perdendo a vida para tentar proteger a casa, a família. O que ele tentou foi evitar que abrissem o portão da garagem e entrassem na casa. Ele sacrificou a vida dele pela família, não permitindo que eles entrassem dentro de casa", disse.

Flordelis lembrou que Anderson do Carmo, que era pastor evangélico, deixou mais de 50 filhos adotivos.

"Mais uma tentativa de assalto frustrada que acabou na morte do meu marido. Essa violência tem que acabar, tem que ter um jeito, do jeito que está não pode continuar. Quantos mais inocentes terão que morrer? São 55 filhos agora sem pai", disse.

Polícia investiga morte de marido de deputada federal

Band Notí­cias