Topo

RJ: Prefeitura culpa empresário por queda de túnel e quer multa de R$ 3 mi

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

27/06/2019 11h39

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou que irá multar em R$ 3 milhões, um empresário suspeito de ser o responsável pelo descarte de 200 toneladas de lixo em cima de um trecho do túnel Rafael Mascarenhas, que desabou no dia 17 de maio. Uma parte do túnel, que fica na zona sul da cidade, desmoronou e um ônibus chegou a ser atingido. Ninguém ficou ferido.

O nome do empresário não foi divulgado, mas segunda a prefeitura ele é morador da rua Embaixador Graça Aranha, no Jardim Pernambuco, reduto de pessoas ricas no Rio.

Ele teria descartado no local pneus, eletrodomésticos e móveis. Segundo a prefeitura, o material pressionou a parede do túnel, provocando a queda.

O valor da multa que será aplicada corresponde aos custos com a reparação da estrutura. O local que faz a ligação entre os bairros da Gávea e São Conrado permaneceu três dias fechados para obras. O desabamento ocorreu no dia 17 e o túnel teve o tráfego liberado três dias depois.

Devido ao fechamento do local, a cidade precisou entrar em estágio de crise que é o mais alto nível em uma escala de três alertas emitidos pela prefeitura.

O túnel acústico faz parte do sistema Zuzu Angel. Além de conectar as zonas sul e oeste do Rio, a região concentra universidades, como a PUC Rio (Pontifícia Universidade Católica), e a Rocinha, uma das maiores comunidades cariocas.

Descarte de lixo teria causado queda de túnel no Rio

Band News