Topo

Facções criminosas são alvo de operação do Gaeco em nove Estados

Operação do Gaeco em nove Estados cumpre mandados contra facções criminosas - Ministério Público Estadual
Operação do Gaeco em nove Estados cumpre mandados contra facções criminosas Imagem: Ministério Público Estadual

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

15/08/2019 16h57

As facções criminosas Comando Vermelho e PCC (Primeiro Comando da Capital) estão sendo alvo hoje de uma operação de combate ao crime organizado em nove Estados brasileiros - Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro. Grupos criminosos ramificações do CV e do PCC, que têm atuação local nos Estados, também são alvos da ação.

As ações ocorrem de forma simultâneas sob comando do Gaecos (Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público. A ação é articulada pelo GNCOC (Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas), colegiado que reúne os Gaecos de todos os Estados brasileiros.

Com auxílio da polícia, os Gaecos cumprem mais de 300 mandados judiciais, sendo de prisão e de buscas e apreensões expedidos contra integrantes dos grupos criminosos.

"Os Gaecos do país inteiro estão trabalhando incessantemente para combater as organizações criminosas que tanto afrontam a paz social e as forças de segurança do país. Seguiremos nesse propósito todos os dias", assegurou presidente do GNCOC, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, que é também procurador-geral de Justiça de Alagoas.

Alagoas

A ação em Alagoas cumpre 37 mandados de busca e apreensão e 42 de prisão contra integrantes do PCC, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Os mandados estão sendo cumpridos em Maceió, São Miguel dos Milagres, Maragogi, Japaratinga, Paripueira, Passo de Camaragibe, São Luís do Quitunde e Matriz de Camaragibe, localizados no litoral norte do Estado.

A operação em Alagoas é resultado de três PICs (Procedimento Investigatório Criminal) do Gaeco e um inquérito policial do Denarc (Departamento de Narcóticos da Polícia Civil de Alagoas).

"Todos os PICs do Ministério Público Estadual de Alagoas são referentes aos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa e, para este trabalho executado hoje, os alvos foram três células diferentes do PCC. Já a Polícia Civil investiga a quarta célula do Primeiro Comando da Capital", informou o Ministério Público.

Segundo os promotores de Justiça do Gaeco, as drogas - maconha, crack e cocaína - comercializadas ilegalmente pela facção criminosa no litoral norte de Alagoas são originadas de Maceió.

"A grande maioria dos presos é reincidente, já tendo sido processada e presa pelo mesmo crime de tráfico de entorpecentes. Essas quatro células do PCC já vêm atuando em Alagoas há pelo menos cinco anos", informou o MP.

Até agora foram apreendidas três armas de fogo (2 pistolas e 1 revólver); em Matriz do Camaragibe foram apreendidas cerca de 200g e 250g de cocaína; 37 bombinhas de maconha, além de dois tabletes. Em Maragogi, a polícia apreendeu 24 gramas de maconha, 8 gramas de crack, 44 bombinhas de crack e uma balança de precisão.

Com auxílio da polícia, os Gaecos cumprem mais de 300 mandados judiciais - Ministério Público Estadual  - Ministério Público Estadual
Com auxílio da polícia, os Gaecos cumprem mais de 300 mandados judiciais
Imagem: Ministério Público Estadual

Acre

Todos os pavilhões da Penitenciária Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, estão sendo revistados e um pente fino está ocorrendo nos que são dominados pelas facções criminosas PCC e Bonde dos 13, facção local aliada ao PCC.

As forças de segurança estão em busca de objetos ilícitos e prospecção de informações, além da identificação de pessoas que exercem posição de liderança nessas facções criminosas.

"Paralelamente, foram denunciadas à Justiça 69 pessoas presas na Operação Hemolíse, realizada no dia 24 de julho, em Rio Branco e outros quatro municípios. Os denunciados são integrantes do Comando Vermelho", informa o GNCOC.

Amapá

Os alvos são em Macapá, Santana e Porto Grande. Além do combate ao tráfico de drogas, a operação é contra a facção criminosa "Família Terror do Amapá".

Amazonas

Em Manaus estão sendo cumpridos três mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão. Dentre os alvos da medida, encontram-se lideranças da organização criminosa Família do Norte, considerada a terceira maior facção do Brasil.

Bahia

A operação ocorre nos municipios de Senhor do Bonfim, Jacobina, Juazeiro, Capim Grosso, Serrolândia e Lauro de Freitas e deve cumprir 19 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão.

"Entre os alvos, estão integrantes de organização criminosa ligada ao PCC que atua com tráfico de drogas e é responsável por diversos homicídios no Estado", disse o MP. Onze promotores de Justiça, 74 policiais militares e 99 Policiais Rodoviários Federais participam da ação.

Ceará

As operações "Jericó" e "Al Qaeda" tiveram investigações que resultaram na expedição de 35 mandados de prisão e 29 mandados de busca e apreensão contra integrantes do PCC a serem cumpridos em todo o Estado do Ceará.

Mato Grosso do Sul

Quinze mandados de prisão estão sendo cumpridos contra integrantes do PCC com atuação no Estado.

Rio de Janeiro

Três operações estão em andamento no Rio de Janeiro. Uma cumpre 41 mandados de busca e apreensão contra PMs (Policiais Militares) -- oito deles são denunciados por associação criminosa e crime de corrupção passiva, um denunciado por associação para o tráfico de drogas. A segunda ação cumpre mandados de prisão contra sete traficantes em comunidades do Complexo de Madureira. A terceira tenta prender acusados de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, com denunciados que atuavam como "laranjas" para ocultar o dinheiro ilícito do tráfico de integrantes da facção Comando Vermelho.

Pernambuco

A ação ocorre em Petrolina e cumpre um mandado de prisão e busca e apreensão em apoio a operação que combate a lavagem de dinheiro no Rio de Janeiro.