Topo

MG: Vale faz hoje maior simulação de rompimento de barragem no Brasil

Do UOL, em São Paulo

17/08/2019 14h30

A Vale organiza hoje (17), a partir das 15h, a maior simulação de rompimento de barragem já feito no Brasil. O treinamento será em Itabira, na Região Central de Minas Gerais, em conjunto com a Defesa Civil do estado, da cidade e a Prefeitura.

Segundo a empresa, a simulação deve envolver 19 mil pessoas de mais de 8 mil imóveis, localizados em 27 bairros do município. Essas áreas estão nas chamadas Zonas de Autossalvamento (ZAS), onde se considera não haver tempo suficiente para uma intervenção das autoridades em caso de acidente, e nas Zonas de Segurança Secundária (ZSS), que ficam a mais de 10 km de distância do ponto de possível rompimento da barragem.

A áreas ficam no entorno das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Sistema Pontal e Cambucal l e ll.
As pessoas devem ser alertadas sobre o início da atividade preventiva por meio de sirenes. A população terá que se dirigir para um dos 96 pontos de encontro que serão montados em áreas seguras.

A Vale afirma que aproximadamente 4 mil profissionais estarão envolvidos na organização e condução do evento.

Vale vai testar aplicativo de alerta

A Vale vai aproveitar a simulação para testar a primeira versão do aplicativo "Alerta de Barragens", desenvolvido pela empresa em parceria com a Defesa Civil de Minas Gerais. Baseado em navegação de GPS, o programa orienta sobre rotas de fuga, pontos de encontro e locais seguros.

O aplicativo só está disponível para download gratuito no sistema Android, mas a empresa promete lançar em breve uma versão para o sistema IOS.

MG: Barragem abandonada ameaça moradores de Brumadinho

Band Notí­cias