Topo

Receita encontra 581 kg de cocaína em Santos; carga seguiria para a Bélgica

Receita Federal encontra 581 kg de cocaína no Porto de Santos; carga seguiria para a Bélgica - divulgação/Receita Federal
Receita Federal encontra 581 kg de cocaína no Porto de Santos; carga seguiria para a Bélgica Imagem: divulgação/Receita Federal

Do UOL, em São Paulo

26/08/2019 17h58

A Alfândega da Receita Federal encontrou hoje (26), no Porto de Santos, pelo menos 581 kg de cocaína em uma carga que seria exportada para a Europa. A droga foi entregue à Delegacia de Polícia Federal de Santos, que dará sequência à investigação.

A carga lícita de polipropileno (material usado na fabricação de embalagens) tinha o Porto de Antuérpia, na Bélgica, como destino. A Receita informou que tabletes envoltos em plástico e lubrificante estavam em 23 sacos, agrupados em oito contêineres de 40 pés.

A suspeita é de que tenha ocorrido uma técnica criminosa chamada "rip-off modality", na qual a droga é inserida em uma carga lícita sem conhecimento dos exportadores e importadores. A fiscalização aduaneira teve participação de cães de faro, além de inspeção com uso de raio-x.