Topo

PMs atiram para o alto várias vezes e assustam moradores durante ação na BA

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL, em Salvador

27/08/2019 20h32Atualizada em 28/08/2019 09h29

Dois policiais militares foram filmados efetuando disparos na frente de moradores, dentre os quais crianças, que presenciavam a abordagem a um suspeito, no bairro da Liberdade, periferia de Salvador. O caso ocorreu no último sábado (24), na 1ª Travessa São Domingos. O vídeo, de pouco mais de dois minutos, foi gravado por um vizinho que testemunhou a ação.

Nas imagens, é possível ver três PMs colocando um homem no fundo de uma viatura da Rondesp (Rondas Especiais), destacamento tático que atua em rondas ostensivas na capital e região metropolitana.

O rapaz de 18 anos --cujo nome não foi divulgado-- é apontado pela polícia como traficante de drogas. Autuado em flagrante, ele está preso no presídio Lemos Brito, em Salvador. Familiares, no entanto, negam que o jovem estivesse portando drogas e dizem que ele foi detido injustamente.

Ao UOL, a Polícia Militar da Bahia informou que abriu investigação para apurar a conduta dos agentes (leia mais abaixo).

Disparos e gritos

No vídeo obtido pelo UOL, parentes do suspeito aparecem tentando impedir, sem sucesso, que ele fosse levado pela guarnição. Um homem que parece questionar o motivo da prisão é empurrado por um dos policiais.

Em seguida, esse mesmo agente aponta uma arma para cima e atira uma vez. No momento havia quatro adultos e um menino muito próximos ao policial.

Enquanto pessoas correm e gritam assustadas, um outro PM caminha em direção a elas empunhando uma arma e realiza mais três disparos. Não se sabe se a munição é ou não letal. Ainda assim, muitos moradores se desesperam.

Familiares da criança registraram um B.O (boletim de ocorrência) na Corregedoria da PM.

Família suspeita de flagrante armado

Familiares do suspeito contestam a versão da PM de que o rapaz seja traficante de drogas. Eles afirmam que o rapaz estava em casa no momento em que os agentes chegaram e o retiraram à força para a rua.

Em entrevista à TV Bahia, o pai do suspeito acusou os PMs de terem armado o flagrante.

"Eles botaram 1 kg de maconha, botaram uma balança, pino de droga cheia e vazia e mais R$ 139. Meu filho saiu, todo mundo viu, assistiu o vídeo. Você vê que ele não saiu com flagrante nenhum. Como é que aparece o flagrante?", questionou. Os pais do suspeito também levaram o caso à Corregedoria.

"Quando eu fui perguntar [o motivo da prisão] a ele [policial], ele se irritou, pegou o fuzil e deu um tiro para cima. Aí foi aquela agonia, gritaria, aí ele começou a falar que se eu fosse para cima ele ia dar tiro", afirmou o homem, que disse ter sido ferido no braço por uma bala de borracha.

PM afirma que não concorda com conduta de agentes

Em nota encaminhada ao UOL, a PM-BA informou que instaurou investigação para apurar a conduta dos agentes envolvidos na ação. A instituição diz lamentar o episódio e afirma que não concorda com tal conduta.

"O Comando de Policiamento Regional da Capital (CPRC BTS) instaurou um feito investigatório para apurar as circunstâncias da abordagem de policiais militares da Rondesp BTS, no bairro da Liberdade, registrada através de vídeo. A Polícia Militar lamenta o ocorrido e ressalta que não coaduna com esse tipo de conduta", afirmou no comunicado.

O UOL também questionou a PM, por e-mail e telefone, a respeito da acusação de que o flagrante teria sido forjado, conforme relato do pai do suspeito. A reportagem, contudo, não obteve retorno até a publicação da reportagem. Em caso de uma eventual resposta, o texto será atualizado.