Topo

Ex-prefeito de cidade no Paraná é morto a tiros em padaria

Bruna Alves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/08/2019 20h21

O ex-prefeito do município de Laranjal foi morto a tiros na noite da última quarta-feira (28), dentro de uma padaria na cidade. O principal suspeito do crime é o motorista da Secretaria Municipal de Saúde. Imagens da câmera de segurança do estabelecimento registraram o crime.

Na imagem, o ex-prefeito, Riolando Caetano de Freitas aparece com uma camisa branca entrando rapidamente na padaria. Logo atrás dele, o suspeito também entra com uma jaqueta escura e um boné e já começa a atirar. Tudo acontece muito rápido. O homem ainda se aproxima da vítima e atira várias vezes. Ele foge em seguida.

Nas imagens ainda é possível ver as pessoas que estavam sentadas na mesa, correndo assustadas tentando se esconder.

Em depoimento à Polícia Civil, testemunhas disseram que eles estavam conversando normalmente do lado de fora da padaria, e ninguém notou nada de estranho, já que ambos seriam amigos e costumavam frequentar o local juntos.

De repente, cerca de dez minutos depois, o servidor público simplesmente sacou uma arma e atirou duas vezes contra o ex-prefeito, que ainda tentou correr para dentro do estabelecimento, mas foi atingido com vários tiros em seguida. Ele morreu no local.

Crime teria sido motivado por ciúmes

Inicialmente, o delegado responsável pelo caso, Marcelo Luiz Trevisan trabalha com a hipótese de que o crime teria sido motivado por ciúmes. As testemunhas que já foram ouvidas disseram à polícia que o ex-prefeito teve um relacionamento amoroso com a ex-mulher do suspeito há pouco mais de um ano.

"A companheira do autor (do crime), se separou há um ano e teve um caso com a vítima (o ex-prefeito) e acabou engravidando, e num primeiro momento, não se sabia de quem era o filho. Posteriormente foi feito um exame de DNA e constatou que o autor (do crime) não era o pai. Então a gente está trabalhando com a hipótese de um ciúme tardio, ou do autor ter se sentido traído mais pelo amigo do que pela mulher, afinal, eles não estavam mais juntos quando ela engravidou", explica Trevisan.

Seis pessoas já foram ouvidas pela polícia e as investigações estão em andamento. O suspeito ainda está foragido.

Cidade decreta luto oficial

A Prefeitura de Laranjal decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito. Riolando Caetano de Freitas foi prefeito por dois mandatos, de 1993 a 1996, sendo o primeiro prefeito após o município ser emancipado. E a segunda gestão foi de 2001 a 2004.

Questionada sobre o funcionário público ser o principal suspeito do crime, a assessoria da Prefeitura de Laranjal responde. "O Autor é servidor público concursado na função de motorista e estava lotado na Secretaria Municipal de Saúde".

De acordo com a prefeitura, o servidor deveria estar trabalhando no momento em que cometeu o crime. "Ele estava no plantão noturno com início às 17 horas e término às 07h, e ele havia saído da unidade de saúde com uma paciente para levar a mesma em casa, não retornando mais", disse em nota.

A prefeitura ainda informou que o veículo em que o servidor estava foi abandonado em uma rua próxima a casa da mãe dele. O ex-prefeito foi enterrado no Cemitério de Laranjal.