Topo

Brasília completa 100 dias sem chuva

Brasília: cidade registrou umidade entre 12% e 20% e ficou em estado de emergência - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília: cidade registrou umidade entre 12% e 20% e ficou em estado de emergência Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

11/09/2019 14h26

Brasília completa nesta quarta-feira 100 dias sem chuva. Ao UOL, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) confirmou que este é um dos períodos mais longos sem chuva na capital federal, mas que é uma situação normal para a época do ano, de seca.

Em 2017, a cidade registrou 127 dias sem chuva na mesma época. Em 1963, Brasília chegou a ficar 160 dias na seca.

Segundo o INMET, geralmente as chuvas ocorrem na primeira quinzena do mês de setembro. No entanto, o órgão informa que não há qualquer previsão de chuva na cidade para os próximos dias.

Na semana passada, após dois dias de umidade do ar abaixo de 12%, a Defesa Civil decretou estado de emergência na capital. O índice ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é em torno de 60%.

A baixa umidade foi provocada por uma massa de ar quente que estava estacionada na região central do Brasil. O fenômeno faz temperaturas subirem e a umidade cair.

Durante o resto da semana, as temperaturas continuam altas em Brasília, variando entre 16° e 32°. A exceção é a quinta-feira, quando os termômetros podem chegar a 35º, de acordo com a previsão.