Topo

Prefeitura do Rio vai oferecer implante de microchip gratuito em animais

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

16/09/2019 19h03

Hoje (16), a Prefeitura do Rio anunciou que vai oferecer o implante de microchip em animais castrados de forma gratuita. A iniciativa faz parte do programa Sisbicho, plataforma digital que viabiliza o Registro Geral de Animais (RGA) para o cadastro de cães, gatos e outros pets domésticos.

O RGA foi instituído pelo prefeito Marcello Crivella e obriga cães e gatos comercializados ou doados a terem um microchip implantado.

"É um procedimento rápido, quase indolor e não precisa de anestesia. O microchip é quase microscópico, cabe dentro de uma agulha que aplica o aparelho sob a pele". explica Flávio Graça, médico-veterinário e superintendente de Educação Subsecretaria de Vigiância Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio (Subvisa).

Através do Sisbicho, os donos dos animais poderão fazer o cadastro online e gratuito dos animais domésticos com microchip, que terão carteira oficial de identificação com foto.

O registro contém dados como nome, raça, data de nascimento e o número do chip, que facilita o embarque dos bichos em voos e auxilia na localização de fugitivos, perdidos ou roubados.

A implementação da plataforma de cadastro de pets é uma parceria da Subvisa com a Empresa Municipal de Informática do Rio (IplanRio).

Os estabelecimentos que não aderirem ao cadastro e implementação dos microchips estarão sujeitos a multas, interdições e perda da guarda do pet, além de outras punições previstas na Lei Municipal 6435, que garante a proteção e o bem-estar aos animais da cidade.