Topo

Mulher finge ser cadeirante para embarcar em ônibus no Rio; assista

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

17/09/2019 11h20

Um vídeo gravado por um passageiro e compartilhado pelo Twitter do Informações RJ mostra uma mulher se passando por cadeirante para embarcar em um ônibus, supostamente sem pagar passagem. As imagens foram feitas no final de semana no bairro de Senador Camará, na zona oeste do Rio.

O vídeo mostra a mulher caminhando pela calçada e empurrando uma cadeira de rodas. Ao se aproximar do ponto de ônibus, ela senta na cadeira e chega ao local já como se fosse deficiente sem se preocupar com as demais pessoas que a observavam.

Quando um ônibus para, a mulher se aproxima do veículo, o motorista abre a porta traseira, aciona o elevador de cadeirantes, que demora a abaixar, e depois, já com o equipamento no chão, ela sobe, auxiliada pelo motorista.

O caso ocorreu na linha 803 que faz entre trajeto Taquara e Senador Camará, passando por 58 pontos de ônibus. O vídeo foi publicado em duas partes no Twitter e está com 7,1 mil visualizações.

O RioÔnibus, Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro, compartilhou as imagens nas suas redes sociais e afirmou que "quem frauda a gratuidade prejudica o trabalho do motorista, atrasa a vida de quem tem pressa de chegar ao trabalho e ainda tira a credibilidade dos verdadeiros portadores de necessidades especiais, além de ser crime".

O sindicato informou ainda que em média 50% das gratuidades concedidas são fraudadas, em algumas regiões da cidade, como na zona oeste. "Os casos mais comuns são o uso indevido dos cartões de gratuidade por terceiros. Quem age dessa forma não está lesando a empresa, mas quem está pagando a passagem de forma regular", disse.

A gratuidade de passagem à deficientes físicos é um direito garantido por lei.