Topo

Ceará tem noite de ataques a ônibus escolares, juizado e veículos nas ruas

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

24/09/2019 08h18

O Ceará enfrentou uma nova noite de ataques incendiários. Foram contabilizados ao menos sete atentados ou tentativas, que já somam mais de 20 desde a noite do sábado (21). A frota de ônibus urbanos de Fortaleza foi reduzida ontem no início da noite.

Os ataques são promovidos pela facção GDE (Guardiões do Estado) em protesto ao que classificam de opressão do governo nos presídios.

Em Jucás, no sertão, dois ônibus escolares foram queimados na porta da prefeitura. Imagens recebidas pelo UOL mostram um deles 100% em chamas e que foi totalmente destruído.

Em Fortaleza, ataques também foram registrados na noite e madrugada. No bairro da Vila Velha, criminosos tentaram atear fogo ao prédio do Juizado Especial por meio de um artefato incendiário lançado, mas o fogo não se alastrou.

Já um ônibus da empresa Vitória que fazia a linha Icaraí/Fortaleza foi parado, e os criminosos mandaram os passageiros descerem e atearam fogo. Em seguida, o alvo foi o ônibus de uma banda Forró parado próximo a uma ponte

Em Maracanaú, dois caminhões de um supermercado que estavam parados também foram destruídos pelo fogo. Segundo o jornal "Diário do Nordeste", o idoso Ednaldo Raimundo Oliveira, 65, foi atingido pelas chamas, teve uma queimadura no braço e precisou ser socorrido por uma ambulância e levado a um hospital.

Em Pacatuba, o ataque ocorreu a um caminhão de recolhimento de lixo, que foi destruído pelo fogo.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, sete suspeitos foram presos até ontem à tarde, todos identificados em ações criminosas no fim de semana e ontem.

Para reforçar o policiamento, a Polícia Militar suspendeu as férias de praças e oficiais, que retornam às atividades. Já servidores das polícias Civil e Militar que estavam em cursos tiveram as aulas suspensas para ajudar a conter os ataques.

Por conta da violência, a frota de ônibus em Fortaleza está reduzida em 30% hoje. Policiais estão fazendo escolta dos veículos para tentar evitar novos ataques.

O governador Camilo Santana cancelou viagem que faria hoje para acompanhar a nova crise na segurança. "Trata-se de uma clara reação dos bandidos ao forte enfrentamento ao crime organizado que temos feito, dentro e fora das prisões cearenses, cortando comunicação, isolando e transferindo chefes criminosos, punindo de forma rigorosa atos de indisciplina e acabando com todo e qualquer tipo de regalia nos presídios", disse o governador em suas redes sociais.