Topo

Tempestade em Manaus tem dois mortos, desabamentos e mais de 70 ocorrências

Rua alagada em Manaus durante temporal - Reprodução
Rua alagada em Manaus durante temporal Imagem: Reprodução

Bruna Chagas

Colaboração para o UOL, de Manaus (AM)

28/09/2019 11h58

Resumo da notícia

  • Forte chuva caiu em Manaus na noite de ontem (27). Dois homens morreram e 73 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil
  • As vítimas foram identificadas como Luiz Oliveira Pessoa, de 68 anos, e Everaldo da Silva Lima, de 45
  • Entre os prejuízos causados pela tempestade, houve 21 alagamentos, três deslizamentos, cinco desabamentos e dois rompimentos de bueiros
  • O teto da faculdade Fametro caiu e um posto de combustível foi destelhado e teve a estrutura completamente danificada pela força dos ventos
  • Foram registrados também 21 alagamentos, inclusive nos shoppings Ponta Negra e Amazonas

O corpo de Luiz Oliveira Pessoa, de 68 anos, foi encontrado na manhã de hoje (28), no Educandos, na zona sul de Manaus (AM). Ele havia desaparecido quando caiu em um igarapé no bairro Petrópolis, também na zona sul, durante a forte chuva que caiu na noite de ontem (27). A tempestade causou transtornos em toda a capital amazonense. Na zona leste, outro homem morreu afogado após cair em um esgoto.

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, a equipe do Posto Central iniciou as buscas a partir do ponto que testemunhas indicaram onde a vítima teria caído, por volta das 20h. Segundo vizinhos, O idoso teria tropeçado quando passava pela ponte durante a chuva, quando caiu e foi levado pela correnteza. A vítima foi arrastada ao longo do igarapé.

Ainda segundo os bombeiros, as buscas pelo idoso seguiram pela madrugada no trecho entre a avenida Silves até o Igarapé do 40, na avenida Manaus 2000, zona sul da capital. O corpo foi encontrado por volta das 7h15 de hoje, por uma equipe do Pelotão Fluvial, que realizou a remoção para entrega ao IML.

Na zona leste, um homem morreu afogado na noite de ontem (27) após cair em um bueiro. De acordo com a Polícia Civil, Everaldo da Silva Lima, de 45 anos, morreu após ser arrastado pela correnteza formada pela forte chuva e posteriormente caído em uma rede de esgoto onde se afogou, na rua Berimbau Baiano, bairro Zumbi dos Palmares, zona leste da capital.

Desabamentos e alagamentos: 73 ocorrências

A central 199 da Defesa Civil do município registrou até o momento 73 ocorrências. Entre elas, um desabamento de muro, um desabamento de muro em residência, três desabamentos parciais, um desabamento total, dois rompimentos de bueiro em uma empresa, 21 alagamentos e três deslizamentos de barranco.

A tempestade que começou por volta das 18h na cidade causou congestionamento e muitos prejuízos para a população. No bairro Cidade Nova, zona norte da capital, um posto de combustível foi destelhado e teve a estrutura completamente danificada pela força dos ventos.

Um teto da faculdade Fametro, localizada na zona centro-sul, caiu e o momento também foi registrado em vídeo por alunos da instituição. Nessa situação, também não houve pessoas machucadas.

Já na zona sul da capital, moradores registraram o momento em que uma viatura da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) tentou trafegar na Rua Adalberto Vale, no bairro Betânia, e acabou ficando presa em meio ao alagamento.

Manauaras divulgaram ainda em redes sociais, shoppings e estacionamento alagados, mostrando o transtorno aos clientes e funcionários que estavam nos estabelecimentos. Entre eles o shopping Ponta Negra, na zona oeste e o estacionamento completamente alagado. Outro foi o Amazonas Shopping, na zona centro-Sul.