Topo

Homem atropela namorada e amiga, que morre, após festa em Teresina

29.set.2019 - Imagem do carro de Pablo Henrique Campos Santos após o atropelamento - Divulgação/Polícia Militar
29.set.2019 - Imagem do carro de Pablo Henrique Campos Santos após o atropelamento Imagem: Divulgação/Polícia Militar

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, de Maceió

29/09/2019 16h41Atualizada em 29/09/2019 20h46

Um homem foi preso em flagrante após atropelar sua namorada e uma amiga dela, que morreu, na madrugada de hoje em Teresina. O empresário Pablo Henrique Campos Santos atingiu a própria namorada, Anuxa Kelly Leite de Alencar, que está internada em estado grave, e Vanessa Maria Miranda Chaves, que faleceu após o impacto.

Anuxa, de 34 anos, e Vanessa, de 27, foram surpreendidas por Santos e seu Jeep Renegade na avenida Homero Castelo Branco, bairro Horto Florestal, quando saíam de uma festa de casamento por volta das 4h30.

Vanessa sofreu traumatismo craniano e morreu dentro da ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Anuxa está em estado grave, com fratura no fêmur, internada no HUT (Hospital de Urgência de Teresina).

De acordo com a delegada Anamelka Albuquerque, que investiga o caso, Santos foi preso em flagrante flagrante e autuado no crime de feminicídio tentado (contra a namorada) e consumado (contra a amiga dela). Ele está detido na central de flagrantes de Teresina e ainda não prestou depoimento. Até a publicação deste texto, Santos não havia apresentado advogado de defesa.

"A intenção era causar a morte da vítima de feminicídio tentado, que tem relação interpessoal com o autor do fato. A outra, por erro de execução, foi vítima do tentado", disse a delegada.

Atropelamento foi proposital, diz delegado

Segundo a polícia, o empresário discutiu com a namorada na festa, por ciúmes, e o casal decidiu ir embora. Ao entrarem no carro, houve uma nova discussão. Anuxa entregou a chave do veículo e saiu caminhando com a amiga Vanessa. Momentos depois, elas foram atropeladas por Santos.

"O acusado atropelou as duas de forma proposital, ocasionado a morte da amiga da namorada, e a namorada ficou em estado de saúde grave. Em seguida, ele fugiu para a própria residência. Um delegado de polícia que estava no local acionou a Polícia Militar e foram até a residência desse indivíduo e o prenderam", relatou o delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko.

O delegado Diogo Pascoal estava saindo da festa de casamento do irmão dele quando presenciou a discussão do casal. Ele disse que ainda chegou perto para interceder, mas o casal tinha se acalmado.

"Aproximei-me para ver se se agravava alguma coisa, e [a situação] se acalmou quando ela saiu do veículo. O autor ficou na calçada e ela entregou a chave do carro a ele. Ele arrancou com o veículo, de forma proposital, atropelou as duas e fugiu. Ele estava dormindo quando a polícia chegou na residência dele e o prendeu", disse Pascoal.

A polícia ainda está finalizando a formalização do procedimento de flagrante e acompanhando a perícia no veículo para indiciar o suspeito. Amanhã, Santos vai ser levado para audiência de custódia para a Justiça decidir se ele ficará preso de forma preventiva ou concederá liberdade provisória.