Topo

Criminosos invadem Lojas Americanas no RJ e entram em confronto com a PM

Centro de distribuição das Lojas Americanas foi atacado - Wikimedia Commons
Centro de distribuição das Lojas Americanas foi atacado Imagem: Wikimedia Commons

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

01/10/2019 11h21

Um grupo de criminosos invadiu na madrugada de hoje o centro de distribuição das Lojas Americanas, localizado na rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com informações do 20º BPM, os bandidos chegaram em um caminhão e renderam os funcionários.

A PM foi acionada e, ao chegar no local, houve confronto. Dois bandidos foram presos. Um deles foi ferido durante a troca de tiros. Outro é menor de idade. Ele foi encontrado durante uma varredura no local. Ao todo, oito suspeitos participaram da ação. A maioria fugiu pulando o muro do terreno e em seguida usaram um carro.

De acordo ainda com o Batalhão da PM responsável pela região, a polícia impediu que um caminhão com eletrodomésticos, alvo do grupo, fosse roubado.

Na fuga, dois revólveres da segurança privada foram levados. A ocorrência foi registrada na delegacia da região. Procurada, a empresa disse "que está contribuindo com as autoridades para elucidação do caso". "A companhia vem investindo em segurança com tecnologia de monitoramento remoto, o que contribuiu para a prisão dos meliantes e para evitar que as mercadorias fossem levadas", informou a assessoria das Lojas Americanas.

Essa não é a primeira vez que o centro de distribuição das Lojas Americanas é assaltado. Somente no segundo semestre do ano passado, o local foi invadido três vezes. Em dezembro, 20 criminosos renderam os funcionários. Pelo menos cinco profissionais receberam ordem para carregar os veículos e acabaram agredidos, pois, nervosos, não conseguiram dirigir uma máquina de empilhar os produtos. Um deles precisou ser hospitalizado. Os assaltantes estavam armados com fuzis e pistolas e chegaram ao local em uma picape e quatro carros de passeios.

Já em agosto, um grupo com 30 bandidos, armados com fuzis e pistolas, fugiu levando uma carga de eletroeletrônicos, incluindo celulares, notebooks, televisores e computadores. Na ocasião, uma parte do bando entrou pelos fundos do depósito e rendeu os seguranças. Em seguida, a entrada principal foi aberta e bandidos invadiram o local com dois furgões e um Jipe. A polícia informou na ocasião que um suspeito de assaltar o depósito era funcionário da empresa.

Em junho, 18 homens armados de fuzis invadiram o mesmo depósito. Na época, eles conseguiram fugir levando também uma carga de eletroeletrônicos, após trocar tiros com PMs. Um caminhão utilizado pelo bando foi apreendido pela polícia com marcas de tiros no vidro dianteiro e na carroceria. Ninguém chegou a ser preso.