Topo

MT: grafite de Greta é alvo de vandalismo e prefeitura decide apagá-lo

Grafite da ativista Greta Thunberg é ato de vandalismo em Sinop (MT) - Marcos Silva/Divulgação
Grafite da ativista Greta Thunberg é ato de vandalismo em Sinop (MT) Imagem: Marcos Silva/Divulgação

Bruna Barbosa Pereira

Colaboração para o UOL, em Cuiabá

01/10/2019 20h09Atualizada em 03/10/2019 04h19

Um grafite com a imagem da ativista ambiental sueca Greta Thunberg, 16, pintado no viaduto São Cristovão, em Sinop (MT), no final de semana, foi riscado com a frase "Lula 'tá' preso babaca", hoje. Após o ato de vandalismo, a prefeitura do município afirmou que o rosto de Greta será apagado e substituído por uma arara.

De acordo com o diretor de Cultura de Sinop, Daniel Coutinho, a proposta inicial para a pintura do viaduto envolvia imagens relacionadas com a fauna e a flora. As pinturas foram feitas durante um evento de revitalização dos viadutos no sábado (28) e domingo (29).

Os grafites foram feitos em dois viadutos da cidade. O diretor também afirmou que, em nenhum momento, foi pedido para que os artistas grafitassem o rosto da ativista.

Daniel explicou que a decisão de apagar o grafite de Greta, pintado por Matias Souza, foi motivada pelos ataques recentes à pintura e por novos, que estariam sendo marcados através de redes sociais.

O nome de Greta ganhou repercussão após o discurso da adolescente durante Comitê dos Direitos da Criança da ONU, onde criticou países que não impedem o aquecimento global, entre eles o Brasil.

Outra pintura com o rosto do cacique Raoni Metuktire, citado durante discurso do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na abertura na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), no dia 24 de setembro, também foi alvo de vandalismo.

O grafite do cacique foi produzido no local pelo grafiteiro Raiz Campos. Porém o diretor de Cultura afirmou que o grafite de Raoni não deve ser apagado, pois está de acordo com a temática prevista pela prefeitura.

Grafites do índio Raoni e da ativista Greta Thunberg em viaduto de Sinop (MS) - Marcos Silva/Divulgação - Marcos Silva/Divulgação
Grafites do índio Raoni e da ativista Greta Thunberg em viaduto de Sinop (MS)
Imagem: Marcos Silva/Divulgação

Críticas de políticos

O grafite com a imagem de Greta também desagradou vereadores de Sinop. Durante sessão na Câmara do município, ontem, os políticos criticaram a pintura. O vereador Hedvaldo Costa (PR) afirmou que o grafite faz com que os produtores rurais sejam classificados como "destruidores dos índios e da natureza".

No plenário, o vereador se referiu a Greta como "cretina", e, em seguida, se desculpou dizendo que tinha errado o nome da ativista. Para Hedvaldo, o problema está no teor ideológico representado pela imagem da adolescente. Ele afirmou que os grafiteiros quiseram reproduzir as próprias ideologias em um patrimônio público.

O vereador ressaltou que a região de Sinop é forte no setor do agronegócio, porém, que os produtores cumprem as leis com responsabilidade ambiental.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou o título da matéria, o ato ocorreu em Mato Grosso, e não em Mato Grosso do Sul. A sigla estava errada. A informação foi corrigida.