Topo

Idoso é espancado em prédio em BH; agressor diz ter apanhado dias antes

Daniel Leite

Colaboração para o UOL, em Juiz de Fora (MG)

08/10/2019 18h35

Um idoso de 63 anos foi agredido por um homem na recepção de um prédio comercial, no centro de Belo Horizonte. A ação foi gravada por câmera de monitoramento. A defesa do agressor diz que ele apanhou na semana passada do idoso e de outras oito pessoas.

Os dois admitem haver entre eles uma rixa antiga por causa da venda de apartamentos para a mãe do agressor. Eles procuraram a polícia e registraram boletins de ocorrência.

Jeferson Passos conta ter apanhado ontem à tarde de Michel Simioni. Segundo contou para a reportagem do UOL, os dois desceram de elevador e o suspeito o teria ameaçado. "Não olha pra mim, não olha pra mim, abaixa a cabeça", teria dito o rapaz.

O idoso diz ter sido cercado e novamente ameaçado pelo agressor ao chegarem à recepção e, quando tentou argumentar para sair daquela situação, passou a ser agredido.

O vídeo mostra o rapaz colocando no chão caixas que carregava e partindo para cima da vítima. Na imagem, é possível ver o idoso olhando para a câmera. Ele admite ter se posicionado a fim de a agressão ser gravada. "Exatamente isso [me afastei para a câmera filmar]. Eu sabia que seria naquele momento agredido. Ele é agressivo".

De acordo com o idoso, as discussões com o suspeito tiveram início depois de ele comprar, em 2007, o prédio onde ocorreu a agressão. Anos depois, a mãe do suspeito adquiriu alguns imóveis no prédio. Foi quando, ele diz, começaram a ocorrer brigas relacionadas a contas e despesas do condomínio, motivando os desentendimentos com o filho dela.

Defesa do agressor

Antes de se posicionar sobre o real motivo das agressões, a defesa de Michel Simioni vai esperar para saber qual será a acusação. O advogado Ércio Quaresma afirma que o idoso Jeferson Passos chamou a mãe do suspeito de "vagabunda" momentos antes da confusão.

Segundo o advogado, Passos administra o condomínio e está escondendo imagens da semana passada, que mostram seu cliente Simioni sendo agredido por ele e outras oito pessoas. "O que ele está escondendo e ele não quis divulgar são as imagens em que esse idoso e mais oito jagunços dele agrediram o Michel e o sobrinho dele. Essas imagens, o moço [Jeferson Passos] não teve a hombridade de mostrar. Eu espero que ele não tenha destruído as imagens, porque ele é que tem a gestão do condomínio".

O defensor de Simioni admitiu haver um "litígio comercial" entre o idoso e a família de seu cliente. E afirmou que vai pedir na Justiça a autorização de busca e apreensão das imagens da suposta agressão contra Simioni.

Para Quaresma, Passos provocou a confusão e se posicionou na direção da câmera de segurança. "Ele sabia que ia apanhar. Ele fez para apanhar. Provocou porque sabia que seria agredido".