Topo

É neve? Espuma invade praia e assusta ciclistas em Cabo Frio (RJ)

Espuma aparece em praia de Cabo Frio (RJ) e faz a alegria de ciclistas - Divulgação/Show Bike
Espuma aparece em praia de Cabo Frio (RJ) e faz a alegria de ciclistas Imagem: Divulgação/Show Bike

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

09/10/2019 14h13

Uma espuma parecida com neve foi registrada neste fim de semana na praia do Sudoeste, que fica na Lagoa de Araruama, em Cabo Frio, na região dos lagos do Rio de Janeiro. Um grupo de ciclistas que estava passeando pela região observou o fenômeno e registrou imagens do local.

O ciclista Welligton Alves, integrante do Show Bike, que promove passeios de bicicleta na cidade, conta que o grupo observou uma espessa camada branca parecida com neve pela trilha da região e que o fenômeno não acontece em outras praias da cidade.

"A gente faz tour aos finais de semana com turistas e amigos da cidade e fizemos esse pedal que beira a Lagoa de Araruama. Pelo caminho da trilha, nós avistamos essa camada bem espessa de espuma. Não é poluição. É um fenômeno da natureza mesmo", diz o ciclista.

O biólogo Emerson Pereira, morador de Cabo Frio, afirma que a espuma parecida com a neve se forma por causa da alta concentração de sal nesta região de represa.

"A espuma é resultado de uma combinação de fatores. Neste caso os ventos fortes em uma região represada e de alta salinidade faz com que o sal seja transportado, acumule-se nas margens e forme esta paisagem tomada pela cor branca, cor do sal", explica.

Quando ocorre, o fenômeno costuma ser entre os meses de julho e outubro. "Estamos no fim da época que mais venta na região. Os ventos carregam o sal da superfície da água e ele fica acumulado nas margens e também são transportados para outros pontos", conclui o biólogo.

Já o biólogo Mário Moscatelli pondera que é necessário avaliar a água da região para definir as causas do fenômeno. "Geralmente quando isso acontece, por exemplos nas águas da região metropolitana, é o efeito do vento que gera ondas e as ondas por sua vez pelo seu batimento geram a espuma que é basicamente matéria orgânica. A tal matéria orgânica pode ser natural ou associada a despejo de esgoto. Aí é uma questão de analisar a água onde está ocorrendo o fato", diz.

A cidade de Cabo Frio está localizada na região dos lagos do Rio de Janeiro e, além de fazer parte de uma rota turística do estado, é conhecida pela antiga extração de sal na região que possuía inúmeras salinas que se mantiveram mais ativas até 1996.