Topo

Continuarei defendendo os direitos dos povos indígenas, diz Raoni

Ana Carla Bermúdez e Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

11/10/2019 08h35Atualizada em 11/10/2019 09h17

Resumo da notícia

  • Raoni era tido como favorito para vencer o Nobel da Paz
  • Cacique disse que continuará defendendo o meio ambiente, a Amazônia e a vida
  • Vídeo foi divulgado após o nome do premiê etíope ter sido anunciado como vencedor

O cacique Raoni Metuktire, que era apontado como um dos favoritos ao prêmio Nobel da Paz deste ano, divulgou hoje um vídeo logo após o anúncio de que o vencedor foi primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali. Na mensagem, Raoni afirmou que permanecerá na defesa dos povos indígenas.

O líder indígena disse agradecer "a todos que me apoiaram". "Eu vou continuar defendendo o direito dos povos indígenas, defendendo o meio ambiente, defendendo a Amazônia, defendendo a vida".

Para o líder indígena, é preciso que as pessoas se unam para defender o planeta e para que "possamos viver em praz". "Sou grato a cada um de vocês que se preocupa com o planeta e querem garantir um futuro para suas crianças", comentou. No vídeo, ele não fez menção ao vencedor do prêmio.

Raoni foi indicado para o Nobel da Paz de 2020 pela Fundação Darcy Ribeiro, mas aparecia entre os favoritos para edição deste ano nas bolsas de aposta.

O cacique é alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O político hostilizou Raoni em seu discurso na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), no mês passado.

Além do Nobel do ano que vem, Raoni também está na disputa pelo Sakharov, a principal homenagem de direitos humanos da UE (União Europeia). A vereadora assassinada Marielle Franco (PSOL) e a ambientalista brasileira Claudelice Silva dos Santos também estão na lista.

Raoni foi indicado por suas "quatro décadas de cruzadas para salvar a sua pátria, a floresta amazônica".