Topo

Homem agride mulher e tenta fugir pelo mar em Ubatuba; veja

Gabriela Fujita

Do UOL, em São Paulo

16/10/2019 10h45

Um homem foi preso na tarde de ontem em Ubatuba, no litoral paulista, após agredir a mulher e tentar fugir. O casal mora no bairro de Perequê-Açú, e os vizinhos chamaram a GCM (Guarda Civil Municipal) quando perceberam as agressões físicas contra a vítima.

Segundo informações do inspetor-comandante da GCM, Almir Rogério Feliciano de Moura, a mulher já estava bastante machucada quando os guardas chegaram à casa. O agressor, André Alexsander Aires da Silva, de 22 anos, resistiu à prisão com socos e pontapés e fugiu do local, pulando o muro.

Silva escapou pulando muros e telhados de vários imóveis, por cerca de dois quarteirões, até chegar a avenida da praia. Ele correu para o mar e começou a nadar.

Os guardas municipais perseguiram o agressor de carro. No ponto da praia onde ele se jogou na água, funciona uma marina. Os guardas pediram ajudam e conseguiram usar a lancha de um homem, que os levou até o fugitivo. Ele já tinha nadado cerca de 600 a 700 metros dentro do mar, que é bem tranquilo.

A ação foi gravada em vídeo. "Como você pode ver nas imagens, ele recebeu a ordem de prisão dentro da lancha, foi preso em flagrante", disse Moura. "Foi levado para a delegacia, onde foi preso por agressão, pela Lei Maria da Penha".

Ainda dentro do mar, Silva grita para os guardas: "Eu não fiz nada para ela. Para de vir atrás de mim". Já dentro da lancha, os guardas dizem que vão algemá-lo "por segurança da guarnição".

De acordo com o inspetor-comandante, a mulher foi socorrida e levada ao hospital. É comum a GCM ser chamada para atender casos de violência contra a mulher. "É mais frequente do que você imagina", Moura afirma. "O efetivo das polícias é pequeno na cidade, então a gente trabalha em parceria".

Ouça o podcast Ficha Criminal, com as histórias dos criminosos que marcaram época no Brasil. Este e outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.