Topo

Escolas municipais do Rio de Janeiro terão aulas de artes marciais

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella - Wilton Junior/Estadão Conteúdo
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella Imagem: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

21/10/2019 15h27

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, assinou hoje (21) um decreto que regula o início do projeto Escola de Lutas. A iniciativa, que começa já no próximo dia 26 de outubro, consiste em aulas de artes marciais em quase 100 escolas municipais.

As crianças terão acesso a aulas de boxe, muay thai, jiu-jitsu e capoeira. O projeto fará parte do Sábado Carioca, programa que oferece atividades culturais, lazer, reforço escolar e alimentação para crianças do ensino municipal.

"No último sábado, 20 mil crianças vieram às escolas. Agora, esse número vai aumentar muito, com a oferta de aulas de artes marciais. E criança na escola é criança longe de problemas e mais perto da cultura e do esporte. Os alunos vão aprender hierarquia e disciplina. É um projeto muito importante para a cidade, um sonho que a gente tem conseguido tornar realidade", disse Crivella.

A assinatura do decreto contou com a presença do lutador Minotauro, que destacou a beleza de um projeto que ensina disciplina e resiliência.

"Crianças e jovens vão aprender sobre valores como disciplina e resiliência. É muito bonito esse projeto, e que tenha vida longa. Não se trata só da educação dos alunos, mas também da formação de professores", disse.