Topo

Garoto de 10 anos morre após cair de bicicleta e receber alta em hospital

Menino morre após cair de bicicleta - Arquivo pessoal
Menino morre após cair de bicicleta Imagem: Arquivo pessoal

Jéssica Nascimento

Colaboração para o UOL, em Brasília

24/10/2019 09h56

Um menino de 10 anos morreu após cair de uma bicicleta em Águas Lindas de Goiás, entorno do Distrito Federal. Gabriel Ribeiro de Jesus foi encaminhado ao Hospital Municipal Bom Jesus se queixando de fortes dores no abdômen. Porém, recebeu alta e faleceu no dia seguinte, em casa. O certificado de óbito atestou que a criança morreu de traumatismo craniano. A família suspeita de negligência médica.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Águas Lindas de Goiás, que investiga o caso, ocorrido na semana passada. Gabriel morava com os pais e cinco irmãos em uma casa humilde da região. Fazia aulas de judô e sonhava em ser jogador de futebol. O treinador Dave Vieira acompanhava o menino há três anos.

"A morte poderia ter sido evitada. Ele estava andando de bicicleta quando viu um carro, se assustou, caiu. O pneu da bike bateu no meio-fio. Com a força do impacto o guidão bateu com muita força na barriga dele", explicou em entrevista ao UOL.

A mãe de Gabriel acreditava que a queda havia sido boba e que o filho não tinha machucado tanto. Porém, quando levantou a blusa do menino, viu que a barriga dele estava lesionada e roxa.

"Foi um desespero. O Gabriel começou a vomitar, suspeitamos de hemorragia interna e corremos com ele para o hospital. Lá, foi feito um raio-x. Ele tomou uma injeção no bumbum e foi liberado. Em nenhum momento se queixou de dor na cabeça. Mas acho que deveria ter feito exames completos nele, né? Uma criança que chega carregada deveria ficar internada", diz a dona de casa Rosália de Jesus.

Agora, a família pretende entrar na Justiça contra o Hospital Municipal Bom Jesus. "Queremos que a Justiça seja feita. Houve negligência médica. Como é atestado traumatismo craniano se, em vida, nunca pegaram na cabeça do meu filho?", lamentou.

Exames não constataram lesões, diz secretário

A Secretaria Municipal de Saúde de Águas Lindas informou que abriu uma sindicância para apurar os fatos e que o médico responsável pelo atendimento foi afastado até que sejam concluídas as averiguações. Uma comissão composta por uma junta médica se reuniu para analisar todos os procedimentos, pontua a Secretaria.

"A Secretaria de Saúde também ofereceu apoio psicológico aos pais do paciente e, neste momento de dor, se solidariza com os familiares do Gabriel Ribeiro de Jesus e se coloca à disposição para oferecer todo suporte necessário. Reafirmamos o compromisso de colaborar com as investigações, para que o caso seja esclarecido", diz a nota.

Diferentemente da alegação da mãe do paciente, o secretário municipal de saúde Eduardo Rangel informou que o hospital realizou exames de raios-x no tórax, abdômen e crânio do menino.

"Houve uma avaliação prévia pelo médico realizando exames de imagens. Porém, os resultados não demonstraram nenhuma alteração e o paciente foi medicado. Abrimos uma sindicância para elucidar o caso. Estamos aguardando a liberação do laudo do IML para identificarmos a causa do óbito", explicou Eduardo Rangel.