Topo

Chuva de granizo mata mulher e muda paisagem em cidade de MG

Daniel Leite

Colaboração para o UOL, em Juiz de Fora (MG)

25/10/2019 10h35Atualizada em 25/10/2019 16h15

Uma mulher de 46 anos morreu após ser atingida por uma árvore em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. O acidente ocorreu no final da tarde de ontem, quando uma chuva de granizo atingiu a cidade de 43 mil habitantes, a 389 km de Belo Horizonte.

Vídeos postados por moradores em redes sociais mostram ruas e a BR-459 tomadas por grandes pedras de gelo, modificando a paisagem e deixando as pessoas impressionadas.

O granizo caiu por cerca de 40 minutos. A Defesa Civil informou que 50 árvores caíram, carros foram amassados, um posto de combustíveis e o galpão de uma indústria também foram danificados. A prefeitura ainda não calculou os prejuízos, mas deverá decretar situação de emergência.

Posto cai - Reprodução/Redes sociais - Reprodução/Redes sociais
Posto de combustíveis é danificado pela chuva de granizo
Imagem: Reprodução/Redes sociais
Na zona rural, a região mais afetada foi a da estrada do Pouso do Campo, onde uma árvore caiu sobre Ilda Leandro de Jesus Paiva. Ela não resistiu.

Granizo na estrada - Reprodução/Redes sociais - Reprodução/Redes sociais
Estrada em Santa Rita do Sapucaí é tomada por granizo
Imagem: Reprodução/Redes sociais
Na mesma via, foi necessário socorrer três veículos que ficaram presos entre várias árvores. Ninguém se feriu, mas o coordenador da Defesa Civil diz ter ficado assustado com o que viu enquanto dirigia. "Eu fui lá socorrer, parecia que estava andando na neve. Nem parecia que estávamos no Brasil", afirma Giácomo Costanti.

Granizo na casa - Reprodução/Redes sociais - Reprodução/Redes sociais
Morador tem casa repleta de granizo em Santa Rita do Sapucaí
Imagem: Reprodução/Redes sociais
Morando na cidade há 45 anos, o prefeito da cidade, Wander Wilson Chaves (PPS), explica nunca ter presenciado nada igual. "Eu nunca vi uma chuva assim tão forte desde que eu vim pra cá estudar (em 1974) e fiquei. Devo decretar amanhã (hoje) situação de emergência", explicou.

A BR-459, que liga Poços de Caldas (MG) ao Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, e passa por Santa Rita do Sapucaí, chegou a ficar fechada para retirada de árvores mas foi liberada, de acordo com a Defesa Civil, que estimou falta de energia elétrica em cerca de 80% da cidade. O problema está sendo solucionado gradativamente.

O UOL procurou a Cemig, a companhia de energia do estado. Segundo a empresa, a chuva provocou danos ao sistema elétrico, interrompendo o fornecimento de energia em vários pontos da cidade.

De acordo com a nota, 95% dos clientes prejudicados tiveram o serviço restabelecido durante a madrugada e o restante deverá ser normalizado até o fim da tarde.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado no título, a mulher que morreu em decorrência das chuvas tinha 46 anos, e não era idosa. A informação foi corrigida.