Topo

Samarco é autorizada a voltar a operar em Mariana (MG) 4 anos após desastre

24.nov.2015 - Lama sai da foz do rio Doce, no Espirito Santo, e se espalha pela costa do município de Linhares (ES) - Fabio Braga/Folhapress
24.nov.2015 - Lama sai da foz do rio Doce, no Espirito Santo, e se espalha pela costa do município de Linhares (ES) Imagem: Fabio Braga/Folhapress

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

25/10/2019 18h43Atualizada em 25/10/2019 18h53

O Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental) de Minas Gerais autorizou hoje que a Samarco retome a produção de pelotas de minério de ferro em Mariana (MG), quatro anos após o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora que é controlada pela brasileira Vale e a australiana BHP Billiton.

Ao todo, o acidente ocorrido em 2015 deixou 19 pessoas mortas e um rastro de destruição da área central de Minas Gerais até o litoral do Espírito Santo, derramando cerca de 50 milhões de metros cúbicos de lama de rejeito de minério de ferro no meio ambiente, atingido, sobretudo, o rio Doce.

Durante a reunião no Copam, a mineradora recebeu a LOC (Licença de Operação Corretiva), última etapa para a retomada da produção.

De acordo com a mineradora, com a autorização, a empresa inicia uma obra, de cerca de 12 meses de duração, para construir a planta de filtragem que vai separar a parte líquida da sólida dos rejeitos. A partir da conclusão dessas obras, a Samarco voltar a produzir, com estimativa de retomada de 26% da produção em novembro de 2020, algo entre 7 e 8 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro por ano. Quando a produção foi interrompida, em novembro de 2015, ela girava anualmente em torno de 30 milhões.

Licenças ambientais

Em outubro de 2016, as licenças ambientais do complexo de Germano, em Mariana, foram suspensas formalmente. Para que elas voltassem a vigorar, a Samarco teria de fazer um processo de LOC (Licenciamento Operacional Corretivo). (LOC).

Esse processo foi aprovado pelo Copam, em outubro deste ano, em sessão extraordinária do órgão. Agora, com a aprovação dos trabalhos executados pela mineradora, para cumprir a LOC, a mineradora fará a retomada das operações de maneira gradual, sem a utilização de barragem de contenção de rejeitos e após a implantação de um sistema de disposição e tratamento de rejeitos para empilhamento a seco, que inclui filtragem também, que será construída nesses 12 meses.