Topo

Esse conteúdo é antigo

Câmara de SP aprova projeto que proíbe copos, pratos e talheres de plástico

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

07/11/2019 12h24

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou ontem o Projeto de Lei 99/2019 que veta o uso de tralhares, pratos, copos e outros utensílios de plástico de uso único por restaurantes, bares, hotéis, padarias e outros estabelecimentos comerciais na capital paulistana.

A nova medida, apresentada na Câmara pelo vereador Xexéu Tripoli (PV), aguarda agora que o prefeito Bruno Covas (PSDB) a sancione.

O texto já havia sido aprovado em sua primeira votação, no dia 18 de setembro desse ano. A ideia é, segundo Tripoli, "preservar e aumentar o capital natural, controlando estoques finitos e equilibrando os fluxos de recursos renováveis".

Caso seja sancionado pelo prefeito, uma emenda ao projeto prevê que os estabelecimentos cumpram a decisão até o dia 1º janeiro de 2021.

Para o controle do projeto, os locais que desobedecerem a medida terão que pagar multas entre 1 mil e 8 mil reais, variando de acordo com a reincidência, sendo a sexta delas implicando no fechamento administrativo do local, que poderá ser requerido pela fiscalização.