Topo

Esse conteúdo é antigo

Avião com família tradicional paulistana cai na BA; uma pessoa morreu

Avião cai e pega fogo durante pouso em resort na Bahia

UOL Notícias

do UOL, em São Paulo*

14/11/2019 16h40Atualizada em 17/11/2019 12h28

Resumo da notícia

  • Um bimotor caiu em Barra Grande, em Maraú, na Bahia, no momento em que tentava pousar em um resort
  • Uma pessoa morreu e outras nove ficaram feridas, entre elas uma criança
  • Segundo a Globo News, o resort está atualmente desativado, funcionando apenas a pista para pousos e decolagens
  • O avião pertence ao empresário Juca Abdalla

Um bimotor que partiu de São Paulo caiu nesta quinta-feira (14) durante uma tentativa de pouso na pista de um resort em Barra Grande, município de Maraú, na Bahia, a cerca de cinco horas de Salvador. Uma pessoa morreu e outras nove ficaram feridas, entre elas uma criança, segundo informações da prefeitura.

A vítima é Marcela Brandão Elias, 37, jornalista e relações públicas. Informações preliminares apontam que ela estava no avião com a irmã, Maysa, casada com Eduardo Mussi — irmão do deputado federal Guilherme Mussi (PP-SP).

A família Mussi é uma das mais tradicionais e ricas de São Paulo e tem uma casa de veraneio em Barra Grande. Segundo moradores da região, a família sempre se desloca de avião até Maraú, de onde pega um helicóptero para uma das suas propriedades.

Segundo a prefeitura da cidade, o acidente ocorreu por volta das 14h. Logo após a queda, os passageiros conseguiram sair antes de o fogo tomar conta da aeronave. A única pessoa que morreu, porém, ficou presa nos destroços do avião.

Queda em resort de luxo

A aeronave caiu quando se preparava para pousar na pista de um resort .

Segundo a Globo News, o resort está desativado, mas a pista para pousos e decolagens funciona normalmente.

Todos os feridos foram levados a um posto de saúde de Barra Grande.

Em entrevista ao Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, uma testemunha relatou que, no momento do acidente, estava em uma estrada próxima ajudando a desatolar um caminhão e ouviu "um barulho muito alto". "Quando olhei, tinha uma labareda gigante, uma fumaça preta", disse Thiago Rezende.

A aeronave, fabricada em 1981, é um bimotor Cessna AirCraft de prefixo PT-LTJ, modelo 550, e pertence ao empresário João José Abdalla Filho, conhecido como Juca Abdalla.

Vítimas

Segundo informações preliminares, pelo menos sete dos nove sobreviventes foram removidos para o Hospital Geral do Estado e para o Hospital Municipal de Salvador, ambos localizados na capital da Bahia.

As demais vítimas do acidente são:

Eduardo Trajano Telles Elias, empresário; a criança Eduardo Brandão, que seria filho de Marcela; Cristiano Rocha; Marcelo Constantino Alves; Marie Cavelan, Fernando Oliveira e o piloto da aeronave, Aires Napoleão Guerra.

As vítimas sofreram múltiplas queimaduras e três delas foram intubadas. O procedimento de intubação geralmente é feito para auxiliar a respiração de vítimas inconscientes.

*Com Estadão Conteúdo