Topo

Esse conteúdo é antigo

AL: rato morto é achado no meio de pães que seriam distribuídos em presídio

 Rato encontrado em pães que seriam servidos no Presídio Cyridião Durval, em Maceió - Divulgação
Rato encontrado em pães que seriam servidos no Presídio Cyridião Durval, em Maceió Imagem: Divulgação

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

25/11/2019 14h21

Um rato morto foi encontrado no meio aos pães que iriam ser servidos no café da manhã do presídio estadual masculino Cyridião Durval e Silva, localizado em Maceió, no último sábado (23). O animal foi achado por servidores que trabalham no presídio. A distribuição de pães foi suspensa em todas as unidades prisionais do estado por tempo indeterminado. Os itens foram substituídos por bolachas.

Imagens enviadas ao UOL pelo Sindapen (Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas) mostram o roedor, de tamanho adulto, entre os pães, que estavam guardados em um recipiente de alvenaria com revestimento de cerâmica. Segundo o sindicato, o alimento é produzido na noite anterior ao café da manhã.

"Os pães são feitos na noite anterior e dormem na padaria. Pela manhã, é feita a distribuição para os presídios. Os ratos têm acesso fácil a esses cestos e esse deve ter morrido lá dentro depois de comer algum veneno ou por doença mesmo", disse o vice-presidente do Sindapen, Kleyton Anderson Bertoldo Pessoa.

Rato - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em Alagoas, agentes penitenciários se alimentam do mesmo pão que é produzido para as refeições dos presos. "Os pães são separados quando chegam ao presídio, que se retira a quantidade de um e de outro", diz o agente penitenciário.

Segundo o Sindapen, o governo do estado não paga auxílio alimentação aos servidores, que poderiam comprar a própria alimentação caso recebessem o benefício. O sindicato diz que no início do ano a categoria fez um acordo com o governo do estado para o recebimento do auxílio, mas até agora, ninguém recebeu o pagamento.

"Mais uma vez se mostra insustentável o servidor comer da alimentação feita pelo Estado. Reiteradas vezes mostramos imundices e nojeiras como a dessa vez, onde um rato morto amanheceu entre os pães. Não admitiremos mais ser tratados como lixo. Pois trabalhamos com excelência e entregamos ao governo o melhor sistema penitenciário do país, mesmo diante de tantas dificuldades", destacou o agente penitenciário.

A Seris (Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social) disse que suspeita que o rato tenha acessado o recipiente usado na distribuição dos pães durante a contagem do alimento, antes do transporte à unidade prisional. A entrega foi suspensa e o alimento foi substituído por bolachas e biscoitos.

"A Seris esclarece que cumpre rigorosamente todos os procedimentos necessários de higienização, manipulação e conservação dos alimentos fornecidos no sistema prisional alagoano, reforçando, dessa forma, seu compromisso com a saúde de servidores e custodiados", informou em nota.