Topo

Esse conteúdo é antigo

PI: dono de papagaio que avisava chegada da polícia é preso por homicídio

Edson era dono de um papagaio que avisava a chegada da polícia; solto em abril, o homem voltou a ser preso agora - Batalhão de Polícia Ambiental
Edson era dono de um papagaio que avisava a chegada da polícia; solto em abril, o homem voltou a ser preso agora Imagem: Batalhão de Polícia Ambiental

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

25/11/2019 15h07

O proprietário de um papagaio que ficou famoso por avisar a chegada da polícia aos moradores de um imóvel usado para venda de drogas em Teresina foi indiciado e preso suspeito de tentar matar o próprio irmão, no último dia 14. O inquérito policial foi enviado ao poder judiciário na última sexta-feira (22).

Em abril, Edson Damião Lima dos Santos, 30, foi preso por suspeita de tráfico de drogas, mas acabou liberado na audiência de custódia. Ele voltou a ser preso no último dia 15, em uma unidade do sistema prisional do Piauí, e agora vai responder pela tentativa de homicídio.

Segundo a polícia, Edson tentou matar o irmão, Antônio da Cruz Cipriano de Lima Magalhães, com um golpe de faca no pescoço, porque ficou com ciúmes da mulher, que é a "mamãe do papagaio".

De acordo com as investigações, a vítima teria flertado com a mulher de Edson, e ele não gostou. No mesmo momento, ele desferiu um golpe de faca no pescoço do irmão. As investigações da tentativa de homicídio foram feitas por policiais do 23º distrito policial de Teresina.

O UOL tentou localizar a defesa de Edson Santos, mas não conseguiu. Ele deverá ser assistido por defensor público durante o processo judicial, pois não constituiu advogado até agora, segundo informou a polícia.

"Mamãe, polícia", gritava o papagaio

Em abril, policiais militares flagraram o papagaio de Edson gritar "mamãe, polícia" ao avistar que equipes se aproximavam da casa dele, localizada na Vila Irmã Dulce, na zona sul de Teresina.

Os policiais disseram que a ave teria sido treinada para avisar os traficantes no imóvel sobre a chegada da PM. Apesar do aviso do animal, as pessoas que estavam no imóvel não conseguiram fugir.

Na ocasião, Santos e a filha, de 16 anos, foram detidos por estarem com várias pedras de crack, trouxinhas de maconha, uma balança de precisão e dinheiro em espécie. A quantidade de drogas e de dinheiro não foram informadas.

O papagaio foi levado para a Central de Flagrantes de Teresina e, depois, encaminhado pelo Batalhão de Polícia Ambiental para o Zoobotânico de Teresina. Tratadores do zoobotânico disseram que a ave está bem de saúde, mas que fala raramente e não disse mais a palavra "polícia" desde que passou a morar no zoo.