Topo

Esse conteúdo é antigo

Câmara Legislativa aprova SamuVet, o Samu para animais; conheça o projeto

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/12/2019 15h40

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou o Projeto de Lei que visa a criação de um Serviço de Atendimento Médico de Urgência Veterinário, o SamuVet — ou seja, um Samu para os animais no Distrito Federal.

O próximo passo para sua validação agora depende da aprovação em segundo turno e que o governador Ibaneis Rocha (MDB) sancione a lei. O projeto é do deputado Roosevelt Vilela (PSB), que tem como intuito "oferecer aos animais vítimas de abandono e maus-tratos o atendimento necessário para preservação de sua vida".

Além desses serviços, com o funcionamento previsto para 24 horas por dia, o SamuVet deverá tratar ainda animais atropelados em via pública em situação de risco.

O SamuVet será operado por meio de um veículo equipado para a prestação dos primeiros socorros. Ele poderá ser acionado por qualquer pessoa. Órgãos de segurança pública também poderão chamar os serviços.

"Os veículos do SAMUVet serão equipados com uma infraestrutura semelhante à de um pequeno hospital, permitindo que o atendimento aos animais seja realizado dentro das normas de segurança e higiene necessárias ao desempenho da medicina veterinária", informa o projeto, que prevê ainda que as desepejas do serviço sejam pagas por orçamento próprio.

Ainda não há previsão para a votação em segundo turno do Projeto.