Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher morre após fazer escova progressiva no interior de SP

Lidiane Ferreira dos Santos morreu após escova progressiva - Arquivo Pessoal
Lidiane Ferreira dos Santos morreu após escova progressiva Imagem: Arquivo Pessoal

Simone Machado

São José do Rio Preto

17/12/2019 14h49Atualizada em 17/12/2019 17h30

Uma mulher, de 31 anos, morreu depois de fazer um procedimento de escova progressiva em um salão de beleza, em Ilha Solteira, interior de São Paulo. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar a morte.

Segundo relato de familiares à polícia, Lydyane Ferreira dos Santos fez o procedimento no dia 6 de dezembro, uma sexta-feira. Ao chegar em casa teria relatado que estava com coceira pelo corpo.

"No dia em que ela fez o procedimento, ela chegou em casa espirrando muito. Já no domingo os sintomas começaram a piorar e ela começou a ter coceiras na garganta e o nariz também coçava muito, além de ter febre e ficar com as mãos trêmulas", afirmou Ricardo Ferreira dos Santos, irmão da vítima.

Segundo os familiares, no domingo Lydyane procurou atendimento no pronto-socorro da cidade, suspeitando que estaria com dengue, mas um exame descartou esse diagnóstico.

"Com o passar dos dias a situação dela foi se agravando. Na segunda ela não conseguia urinar, chorava de tanta dor. Todos os dias ela procurava atendimento, mas ninguém conseguia dar um diagnóstico. Então ela tomava uma medicação e voltava para casa", disse Ricardo.

Na quinta-feira, 12, a mulher teria piorado e com febre procurou novamente atendimento médico. Lydyane foi levada para o Hospital Regional onde permaneceu internada na Unidade de Terapia Semi-Intensiva. Segundo o hospital a mulher aguardava transferência para a Santa Casa de Araçatuba, mas morreu na tarde de ontem.

"A boca dela ficou toda necrosada, saiu bolhas por todo o corpo, a garganta estava cheia de pus. Ela tinha uma dor intensa e teve que tomar medicamentos muito fortes, mas até então ainda não sabíamos o que poderia estar causando tudo aquilo. Só na sexta-feira à noite que lembramos do procedimento que ela havia feito e falamos com os médicos, mas foi tarde. Minha irmã sofreu muito", afirmou o irmão.

Segundo o Hospital Regional, o atestado de óbito de Lydyane indicou que a morte foi causada por parada cardiorrespiratória, alergia a produtos químicos, crise convulsiva e hipotensão.

O corpo de Lydyane foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Andradina e passou por exame necroscópico. Ela foi enterrada na manhã de hoje.

Polícia investiga o caso

A família de Lydyane procurou a Polícia Civil e registrou um boletim de ocorrência por homicídio culposo - quando não há intenção de matar. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso.

Hoje, a Polícia Civil e agentes da Vigilância Sanitária estiveram no salão de beleza onde o procedimento foi feito e apreenderam o frasco do produto utilizado durante a escova progressiva.

"Vamos mandar o material para análise para ver se ele está de acordo com as normas e se poderia ser usado. Estamos aguardando os laudos feitos pelo IML e em 30 dias devo concluir a investigação", disse o delegado Miguel Rocha.