Topo

Esse conteúdo é antigo

Mãe de bebê encontrada morta em piscina foi assassinada a tiros em SC

Piscina onde bebê de um ano e 11 meses foi encontrada morta em Joinville (SC); padrasto foi preso no último sábado (21) - Divulgação/Polícia Civil
Piscina onde bebê de um ano e 11 meses foi encontrada morta em Joinville (SC); padrasto foi preso no último sábado (21) Imagem: Divulgação/Polícia Civil

Anaís Motta e Carolina Marins

Do UOL, em São Paulo

26/12/2019 20h46

A mãe da bebê de um ano e 11 meses encontrada morta em uma piscina na última sexta-feira (20) foi assassinada a tiros no fim da tarde de ontem, em Joinville (SC). Segundo o delegado Elieser Bertinotti, responsável pelo caso, Maria Helena da Silva Francisco Neto estava no quintal de casa quando foi atingida no abdômen por vários disparos.

O crime aconteceu por volta das 18h. A partir de informações de populares que não testemunharam o ocorrido, a Polícia Civil acredita que os autores se aproximaram da casa da vítima em uma moto. Um deles pode ter descido do veículo e efetuado os disparos com um revólver calibre 38.

Os policiais trabalham com a hipótese de que o assassinato da mãe seja um desdobramento da morte da filha. Maria Helena vivia em uma área controlada por uma facção criminosa, o que corrobora a tese de que sua morte foi uma retaliação.

As investigações, no entanto, ainda estão em estágio inicial.

Questionado se o assassinato da mãe poderia influenciar nas investigações da morte da filha, o delegado Wanderson Alves Joana, que acompanha o caso da bebê, disse que "não há prejuízo".

"A mãe foi ouvida no mesmo dia da prisão [do marido e padrasto da bebê]. As investigações já foram concluídas pelo [Departamento de] Feminicídios", explicou.

O marido de Maria Helena foi preso em flagrante na manhã do último sábado (21). À polícia, ele disse que a criança se afogou, possibilidade descartada pelo laudo preliminar emitido pelo Instituto Geral de Perícias (IGP). A causa da morte, segundo legistas, seria asfixia - mas não por água.