Topo

Esse conteúdo é antigo

Fogo destrói estátua da Havan em São Carlos (SP); Hang fala em 'terrorismo'

Do UOL, em São Paulo

31/12/2019 11h50Atualizada em 31/12/2019 18h34

Um incêndio destruiu uma estátua da loja de departamentos Havan em São Carlos (232 km a noroeste de São Paulo), na madrugada de hoje. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a estátua de 32 metros de altura em chamas. Os bombeiros foram acionados e conseguiram apagar o fogo.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o empresário Luciano Hang, dono da Havan, disse que a empresa foi vítima de "terrorismo". Ele afirmou que fará uma transmissão ao vivo às 15h para dar mais detalhes do incidente.

"Tocaram fogo na nossa estátua em São Carlos. Fomos vítimas de terrorismo", disse Hang no vídeo. O empresário é forte apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Sem citar nomes, Hang deu a entender que haveria algum envolvimento de movimentos de esquerda no incêndio da estátua.

"Querem nos calar, [eles] não têm propostas, não têm argumentos, e aí partem para a ignorância, para o ataque físico, para colocar fogo na propriedade privada. Você já conhece quem faz esse tipo de coisa", declarou.

Durante a transmissão nas redes sociais, à tarde, Luciano Hang reforçou sua tese de ataque terrorista à estátua. Para ele, a iniciativa está vinculada a movimentos de esquerda.

"Quando colocaram fogo no Porta dos Fundos — o que eu também recrimino, acho que ninguém tem que ser cerceado —, a mídia perguntou: nossos representantes não vão falar nada? Eu pergunto à grande mídia nacional: o que vocês acham? É um ato de terrorismo político ou não é? Se era da direita, agora é da esquerda?", questionou.

Procurada pelo UOL, a assessoria de imprensa da Havan informou que a Polícia Civil está fazendo perícia e avaliando imagens das câmeras de monitoramento da região para verificar as causas do incêndio.

A estátua, símbolo da loja de departamentos, era uma imitação da Estátua da Liberdade. A loja fica na Rodovia Washington Luís.