Topo

Esse conteúdo é antigo

Frente Integralista expulsa suspeito de ataque ao Porta dos Fundos no RJ

Suposto grupo Integralista assumiu atentado contra o Porta dos Fundos - Reprodução
Suposto grupo Integralista assumiu atentado contra o Porta dos Fundos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

31/12/2019 18h24

A Frente Integralista Brasileira divulgou comunicado oficial hoje para anunciar a expulsão de Eduardo Fauzi Richard Cerquise, suspeito do ataque à sede da produtora do canal humorístico Porta dos Fundos no Rio de Janeiro em 24 de dezembro.

Segundo a nota, creditada ao Conselho Diretivo Nacional da organização, "o lamentável episódio nos faz refletir a respeito da importância de um zelo maior e melhor formação dentre aqueles que entram no movimento".

Um dia depois do atentado, um vídeo foi divulgado por um grupo que se identificou como "Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Grande Família Integralista Brasileira", assumindo a autoria do ataque.

Em nota, a Frente Integralista Brasileira afirmou na ocasião que o grupo apresentado no vídeo era desconhecido da organização, repudiando ainda qualquer tentativa de associar a entidade ao atentado. "Não possuímos com ele qualquer relação", acrescentou.

O nome de Eduardo Fauzi foi trazido a público hoje pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que busca seu paradeiro. Em novo comunicado, a Frente Integralista comunicou a expulsão "em caráter irrevogável" do integrante em questão, prometendo ajudar nas investigações.

Confira a nota:

"Após a eficiente apuração da Polícia Civil do RJ, fomos surpreendidos com a revelação que o Sr. Eduardo Fauzi foi apontado como uns dos autores do ataque criminoso a um prédio no Rio de Janeiro."

"O Conselho Diretivo Nacional da FIB, em reunião extraordinária, decidiu em caráter irrevogável expulsá-lo das fileiras da FIB e conclamar aos leais companheiros que tiverem informações que possam ajudar na elucidação do caso que cooperem com as autoridades policiais."

"O lamentável episódio nos faz refletir a respeito da importância de um zelo maior e melhor formação dentre aqueles que entram no movimento."

"Conscientes de que os ideais e o legado de Plínio Salgado são maiores que atos de traição, covardia e deslealdade, ressaltamos que estaremos sempre na condição de sentinelas e soldados de Deus e da Pátria."

Ouça o podcast Ficha Criminal (https://noticias.uol.com.br/podcast/ficha-criminal/), com as histórias dos criminosos que marcaram época no Brasil.

Este e outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Polícia investiga criminosos do ataque ao Porta dos Fundos

Band Notí­cias