Topo

Esse conteúdo é antigo

Jornal: Itamaraty pede extradição de suspeito de atacar Porta dos Fundos

Eduardo Fauzi - Portal dos Procurados
Eduardo Fauzi Imagem: Portal dos Procurados

Do UOL, em São Paulo

07/01/2020 09h01Atualizada em 07/01/2020 15h26

O Itamaraty está em contato com autoridades da Rússia para dar início aos trâmites do pedido de extradição do empresário Eduardo Fauzi Richard Cerquise, 41, suspeito de participar do ataque com coquetéis molotov à sede da produtora do Porta dos Fundos, na véspera do Natal, segundo informou o jornal O Globo. Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores negou.

De acordo com reportagem de O Globo, fontes do Itamaraty disseram que emissários brasileiros tiveram um encontro com diplomatas russos ontem e que a extradição deverá ocorrer nos próximos dias.

Segundo o jornal, após receber a solicitação do juiz responsável pelo caso, o DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça, analisou o pedido da documentação de extradição.

Segundo fontes afirmaram à reportagem, o pedido estava compatível com a lei de extradição, e o Ministério da Justiça encaminhou o pedido ao Itamaraty, responsável por formalizar o pedido às autoridades da Rússia.

Procurado pelo UOL, o Ministério das Relações Exteriores informou não ter recebido do Ministério da Justiça pedido de extradição relativo a Fauzi e negou ter entrado em contato com autoridades russas a esse respeito.

"Lembramos que, em casos de pessoas foragidas no exterior, cabe ao Poder Judiciário a decisão de pedir a extradição. O juiz que decretou a prisão deverá formalizar pedido de extradição ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que realizará a análise de admissibilidade da documentação. A seguir, o pedido de extradição será enviado a outro Estado por via diplomática (por meio do Itamaraty) ou diretamente à Autoridade Central estrangeira (nos casos em que o Tratado aplicável assim o permite)", afirmou o Ministério das Relações Exteriores, por meio de nota.

Procurado, o Ministério da Justiça disse que não vai comentar a possível extradição.

Ontem, em entrevista à rádio BandNews FM, Fauzi disse que pretende se apresentar às autoridades brasileiras até o dia 30 de janeiro e afirmou que está "pronto para abraçar as consequências".

Ele embarcou em um voo do Rio com destino a Paris para chegar a Moscou. O embarque aconteceu cinco dias após o atentado, um dia antes de ter sido decretada a prisão temporária por tentativa de homicídio por explosão.

Questionado pela reportagem sobre sua participação direta no ataque e na compra dos materiais, ele não quis responder alegando se tratar de uma estratégia de defesa.

Foragido, Fauzi postou no dia 1º um vídeo na internet com críticas aos humoristas do Porta dos Fundos pelo filme que retrata Jesus Cristo como um homem gay.