Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher é arrastada por correnteza e morre em temporal no interior de SP

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/01/2020 23h49

Uma mulher de 60 anos morreu afogada durante a forte tempestade que atingiu hoje a região de Campinas (SP). Maria Elisabeth Mazon seguia com o veículo em uma rua do bairro Maria Beatriz, em Mogi Mirim (a 160 km de São Paulo), quando foi surpreendida pela água que cobriu o Córrego do Lavapés, que corta a região. Ela acabou sendo levada pela enxurrada e não conseguiu sair do carro.

Equipes do Corpo de Bombeiros, que já estavam em alerta por causa da chuva, tiveram que usar um barco para chegar até o veículo. Minutos antes, outro carro também caiu no córrego, mas a motorista conseguiu sair a tempo.

Ainda em Mogi Mirim, vários pontos da cidade ficaram alagados. A avenida Brasil registrou pontos de alagamento entre a avenida 22 de Outubro e a região da Nova Santa Cruz (zona oeste) e também próximo ao Centro Cultural.

A avenida Luiz Gonzaga de Amoedo Campos encheu próximo ao Teatro de Arena e na rua Sete de Setembro (zona sul).

Chuva forte em toda a região

A tempestade atingiu até 150 mm em alguns municípios da faixa central e leste do estado.

Em Americana (SP), um homem quase foi levado pela força da correnteza do Rio Piracicaba. Ele estava em um carro circulando pela Avenida Nicolau José Abdala quando a água o levou em direção ao leito. Ele conseguiu se segurar em um galho de árvore. Equipes do Corpo de Bombeiros resgataram o homem. O carro foi levado.

Já em São Carlos (SP), a força da água foi tanta que levou pelas ruas do centro um contêiner usado pela Guarda Municipal como base de patrulhamento. As principais vias foram tomadas pela água. Funcionários de uma rede de lanchonetes do centro tiveram que ser retirados com o auxílio de um bote dos Bombeiros. Nesse caso, ninguém ficou ferido

Em Campinas, a chuva alagou várias ruas. Um muro caiu na rua Dr. Ottilio Guerneli, no Jardim Lisa, e uma árvore despencou na rua Mário Natividade, no Taquaral. A Defesa Civil registrou 71 milímetros de chuva na região norte da cidade, onde fica o distrito de Barão Geraldo e área do Nova Aparecida. O levantamento mostra 57 mm na região noroeste, onde fica o distrito do Campo Grande, e 20 mm na sul, onde estão bairros como Jardim Campo Belo I, II e III.

Em Araraquara (SP) o córrego do Ouro na Via Expressa transbordou e uma árvore caiu no trecho próximo à rodoviária. Um carro foi coberto pela água, mas o motorista conseguiu sair a tempo.

Em Ibaté (SP) e Matão (SP) a força da água encheu ruas que dão acessos a pontos importantes da região central, mas não houve registro de feridos ou carros submersos.

Em Cordeirópolis (SP), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informou que 60% da cidade está com o serviço de distribuição de água comprometido por causa de falhas nas bombas de captação. A tempestade de raios que atingiu algumas cidades, como Cordeirópolis, queimou alguns dos equipamentos. A previsão é que o serviço seja restabelecido apenas no começo da manhã desta segunda-feira.