Topo

Esse conteúdo é antigo

Casal de brasileiros morre em acidente na Austrália e filhos ficam feridos

Eduardo Rodrigues e Danielle Billeski voltavam de um passeio em família quando o carro onde estavam capotou - Reprodução/Redes Sociais
Eduardo Rodrigues e Danielle Billeski voltavam de um passeio em família quando o carro onde estavam capotou Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Eduardo Schiavoni

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto (SP)

13/01/2020 20h00

Um casal de brasileiros morreu em acidente na cidade de Binningup, na Austrália, ontem. Eduardo Rodrigues, 41, e Danielle Billeski, 37, retornavam de um passeio em família quando o carro em que estavam com a família capotou. Três filhos do casal, além dos pais de Eduardo, ficaram feridos. Amigos e familiares fazem, agora, uma campanha para ajudar com as despesas.

Eduardo e Danielle viviam em Perth e tinham quatro filhos, sendo que três moravam com eles na Austrália e o mais velho, de 15 anos, no Brasil. As crianças estavam com eles no carro — um bebê de dois meses, um menino de três anos e outro de seis.

O casal tinha recebido os pais de Eduardo e tinha viajado para Margaret River, um dos principais pontos turísticos da região, onde passaram o dia. Por volta das 16h30, voltavam para casa em um carro de sete lugares quando ocorreu o acidente. Eles estavam a 145 quilômetros de casa no momento da batida.

O casal ocupava os bancos dianteiros e morreu na hora. As três crianças ocupavam o banco do meio e foram resgatadas de helicóptero e levadas ao Perth Children's Hospital. O pai de Eduardo, Mauro, 67, foi levado ao Bunbury Hospital e a mãe, Eunice, 69, ao Royal Perth Hospital. Eles ocupavam o banco traseiro do veículo.

"As crianças e os pais do Du estão bem. Estamos perto deles dando o maior suporte possível neste momento", disse Vanessa Mocija, amiga do casal e que é vizinha da família em Perth.

A Polícia Rodoviária da Austrália apura as causas do acidente. Segundo relatos de testemunhas, o carro começou a perder velocidade e depois capotou. Não há relato de colisão.

Pais de Eduardo e filhos estão internados

Eduardo era motorista de ônibus em Perth, enquanto Danielle era cozinheira em uma creche da cidade. O casal tinha acabado de conseguir permissão para residir permanentemente na Austrália e, antes de emigrarem, moraram em Santos e no Distrito Federal.

De acordo com amigos, os pais de Eduardo foram atendidos e não correm risco de morte. Mauro teve fraturas no pé e Eunice teve ferimentos pelo corpo, mas estão estáveis.

Eunice, mãe de Eduardo, teve ferimentos pelo corpo - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Eunice, mãe de Eduardo, teve ferimentos pelo corpo
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

As crianças também receberam atendimento. O bebê de dois meses está recebendo leite materno de uma brasileira que vive na cidade e amigos se revezam para ajudar com as outras duas crianças, que seguem internadas. Nenhum deles corre risco de morte.

Em nota, o embaixador do Brasil em Camberra, Sérgio Eduardo Moreira Lima, declarou que o Itamaraty acompanha o caso e dará suporte à família.

Campanha em prol dos filhos

Fernanda Nakamura, amiga da família, está coordenando o trabalho de ajuda aos brasileiros. Ela criou uma campanha de arrecadação no serviço GoFundMe chamada "Quatro brasileirinhos órfãos em Perth". No total, perto de 200 mil reais foram arrecadados até o momento.

"Os brasileiros na Austrália se mobilizaram, tanto para conseguir recursos quanto para cuidar dos filhos do casal e dos pais do Eduardo", disse.

Larissa Patruzkka, boliviana que também mora na Austrália, ajudou na campanha. "Foi um acidente terrível, os brasileiros são nossos irmãos, e temos que ajudar. Todos os estrangeiros sabem como isso é importante", justificou.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A campanha de ajuda aos filhos do casal havia arrecadado, quando da publicação da matéria, cerca de 200 mil reais, e não dólares. O texto foi corrigido.