Topo

Esse conteúdo é antigo

Baby shark: "Mini-tubarões" de 7 gramas nascem no Aquário de Santos

Filhotes de tubarão-gato nascem no Aquário de Santos - Susan Hortas/Divulgação
Filhotes de tubarão-gato nascem no Aquário de Santos Imagem: Susan Hortas/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/01/2020 11h32

O Aquário de Santos, no litoral de São Paulo, deu boas vindas ontem a dois novos moradores: são dois filhotes de tubarão-gato, cujos ovos estavam em um tanque-berçário, e nasceram medindo nove centímetros e pesando sete gramas.

O nascimento é um marco para o local, já que é a primeira vez que a espécie se reproduz no parque - que tem outras experiências como o nascimento da primeira pinguim em cativeiro no Brasil, a Fraldinha, e seus filhotes.

O aquário recebeu um casal de tubarões-gato em agosto do ano passado, que passaram a habitar um tanque com 3 mil litros de água salgada.

tubarão - Susan Hortas/Divulgação - Susan Hortas/Divulgação
Imagem: Susan Hortas/Divulgação

Alex Ribeiro, coordenador do Aquário de Santos, explica que eles devem demorar cerca de três semanas para serem colocados em exibição. Enquanto isso, tem alimentação especial. "Entre outros, oferecemos pedacinhos de camarões e peixes", diz o biólogo, que ajudou a induzir o nascimento de um dos filhotes.

"Os ovos possuem um alimento, como uma gema. Quando percebemos que ele havia terminado, induzimos, com sucesso, o nascimento. É um procedimento já registrado na literatura científica", contou ele.

Originários do sudeste asiático, os tubarões-gato alcançam cerca de 70 centímetros quando adultos. A espécie ganhou este nome por ser um animal de hábitos noturnos, como os felinos, e tem uma membrana que protege os olhos.