Topo

Chuva em BH: botijão explode, teto de shopping cai e carros são arrastados

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

29/01/2020 10h10

Um forte temporal na noite de ontem voltou a castigar Minas Gerais, especialmente a capital Belo Horizonte e sua região metropolitana. Uma chuva forte arrastou carros, invadiu bares e edifícios, derrubou o forro de um shopping, explodiu um botijão de gás e fez bueiros transbordarem.

Em Belo Horizonte, uma cratera surgiu na avenida Tereza Cristina, na zona oeste. No centro-sul, o córrego do Leitão transbordou, levando suas águas até o centro da cidade.

O resultado foram diversos pontos de alagamento. Carros foram arrastados, crateras abertas, asfalto arrancados, enquanto bares, garagens e shoppings foram invadidos pela água. Até um botijão de gás explodiu.

Chuva acima da média

Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, choveu 175 milímetros entre 19h e 22h de ontem, mais da metade prevista para todo o mês de janeiro. Para hoje, a previsão é de pancadas de chuva (50 a 70 mm) com raios e rajadas de vento que podem superar os 50 km/h.

Desde o dia 24 de janeiro, ao menos 53 pessoas morreram em decorrências das chuvas. A maioria das mortes (43) foi por soterramento. Ao todo, 28.893 pessoas estão desalojadas. 4.397 desabrigadas e 65 acabaram feridas.