Topo

Esse conteúdo é antigo

Motorista achado amarrado diz que provocou acidente para escapar de ladrões

Motorista de aplicativo, Samuel Veras dos Santos foi encontrado com ferimentos no rosto e sinais de desidratação - Arquivo Pessoal
Motorista de aplicativo, Samuel Veras dos Santos foi encontrado com ferimentos no rosto e sinais de desidratação Imagem: Arquivo Pessoal

Nathalia Zôrzo

Colaboração para o UOL, em Brasília

30/01/2020 16h58Atualizada em 30/01/2020 18h47

Um motorista de aplicativo que estava desaparecido havia um dia foi encontrado com as mãos e pés amarrados dentro do porta-malas do carro dele, na Estrutural, cidade a 15 km de Brasília. O veículo estava em uma estrada de terra próximo a uma linha férrea da região. Samuel Veras dos Santos, 41, disse que ficou quase 24 horas em poder de assaltantes e só conseguiu escapar porque atolou o veículo de propósito em uma poça de lama.

A família do motorista não o via desde às 7h de ontem, quando ele saiu para trabalhar. Samuel avisou que voltaria para casa no final da manhã, mas não apareceu mais. O último contato foi por volta das 9h, quando o motorista disse que estava em um posto de gasolina na Candangolândia, região a 10 km de Brasília. Por volta das 18h, a família resolveu avisar a polícia, que começou as buscas.

Quando foi encontrado, Samuel estava desorientado, com ferimentos no rosto e sinais de desidratação. Ele foi levado ao Hospital de Base, no centro de Brasília.

Acidente para escapar

Ele contou à polícia que foi chamado para uma corrida na Estrutural ontem, por volta das 10h. Os passageiros eram um casal, que já entrou apontando uma arma para o motorista e anunciou o assalto. Samuel disse que foi obrigado a dirigir até um local ermo, próximo dali, onde foi amarrado e trancado no porta-malas do carro. A vítima narrou à polícia que o casal ficou rodando pela cidade até de madrugada, praticando roubos e parando algumas vezes para evitar fiscalizações de trânsito.

Antes do amanhecer, Samuel foi retirado do porta-malas e obrigado a dirigir, amarrado ao banco pelo pescoço. O delegado Rodrigo Bonach afirma que foi nessa hora que o motorista teve a ideia de provocar um acidente para tentar escapar.

"Deliberadamente, ele jogou o carro em uma poça de lama e o veículo atolou. Nesse momento ele foi agredido com uma faca e recebeu cortes na cabeça e no braço, mas sem gravidade", disse o delegado ao UOL. Depois, o casal pegou R$ 1.100 que a vítima tinha na carteira e fugiu a pé.

Quem encontrou Samuel amarrado dentro do carro, momentos depois, foi um pedestre que passava pelo local e avisou a polícia. O Corpo de Bombeiros o socorreu e levou ao Hospital de Base, no centro de Brasília.

A polícia ainda procura o casal suspeito do crime.

Outros casos

Este é o terceiro crime envolvendo motorista de aplicativo no Distrito Federal só este ano. Ontem, a Polícia Militar conseguiu prender o principal suspeito de ter matado Aldenys da Silva, 29 anos. Ele foi encontrado morto na BR-070 no dia 18 de janeiro, depois de ficar desaparecido por 15 dias.

Na semana passada, a Polícia Civil prendeu três homens e apreendeu um menor de idade que confessaram ter matado a facadas o motorista Maurício Cuquejo Sodré, de 29 anos, no dia anterior. O corpo dele foi encontrado boiando em uma vala de contenção de água da chuva, ao lado do carro que ele usava para trabalhar.