Topo

Após parar operação, empresa recolhe bicicletas de aluguel para reciclagem

Bicicletas Yellow sendo recolhidas em Florianópolis (SC) - Reprodução
Bicicletas Yellow sendo recolhidas em Florianópolis (SC) Imagem: Reprodução

Alex Tajra

Do UOL, em São Paulo

03/02/2020 21h44

Resumo da notícia

  • Bicicletas de aplicativo são recolhidas por empresa após fim de operação
  • Equipamentos são doados ou passam por processo de reciclagem

Bicicletas Yellow, que eram alugadas por aplicativo em cidades brasileiras, estão sendo recolhidas pela empresa Grow, responsável pela operação. Os equipamentos que não tiverem condições de reutilização serão prensados para passarem por processo de reciclagem.

Usuários questionavam o destino das bicicletas após fotos nas redes sociais mostrarem os equipamentos sendo empilhados ou colocados em caminhões.

Em janeiro, a Grow anunciou que suspenderia o aluguel de bicicletas nas cidades em que opera no país. De acordo com a empresa, os equipamentos foram recolhidos para passar por um processo de checagem e, posteriormente, ser doados ou reciclados.

"Elas [bicicletas] foram recolhidas, serão pesadas, prensadas e posteriormente transformadas em matéria-prima para novos produtos à base de materiais como ferro e borracha", diz nota da empresa. A reciclagem será feita no caso das bicicletas que não "estavam em condições adequadas de uso, o que poderia oferecer risco para usuários"

Segundo a Grow, a doação de bicicletas já aconteceu em Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, São Paulo e Vitória em uma atuação conjunta com ONGs, escolas e projetos sociais locais. "Também foram enviadas bicicletas para comunidades carentes do interior dos diversos estados nos quais a Grow operava no Brasil, como Brumadinho (MG) e Linhares (ES)", informou a empresa.

Além das bicicletas, a empresa também disponibiliza patinetes elétricas para locação. Neste caso, no entanto, a operação será mantida em três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Empresa retira patinetes de 14 cidades brasileiras

Band Notí­cias