Topo

Esse conteúdo é antigo

Para a polícia, assassinato de família no ABC está "99% solucionado"

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Alex Tajra

Do UOL, em São Bernardo do Campo (SP)

04/02/2020 14h40Atualizada em 04/02/2020 17h57

Uma fonte da polícia ligada à investigação do caso de uma família encontrada morta em São Bernardo do Campo (SP) afirmou hoje que o caso está "99% solucionado". Duas pessoas foram presas hoje suspeitas de terem participado do crime.

Ontem, a Justiça de São Paulo aceitou um pedido da Polícia Civil e decretou a prisão temporária de Juliano de Oliveira Ramos Júnior, um dos suspeitos de envolvimento na morte da família. Ele foi preso horas depois do mandado de prisão ser expedido. A Justiça também aceitou um pedido de busca e apreensão em sua casa em Santo André.

As duas pessoas presas hoje teriam sido flagradas com objetos que foram roubados da casa onde Flaviana Gonçalves, 40, Romuyuki Gonçalves, 43 e o filho Juan Gonçalves, 15, moravam.

As principais suspeitas do crime são Ana Flávia Gonçalves, filha mais velha do casal, e sua esposa, Carina Ramos. Juliano é primo de Carina.

As autoridades chegaram ao nome de Juliano após Carina alterar seu depoimento. Ela afirmou à polícia que, por volta das 22h da segunda-feira (28), Flaviana entrou no condomínio em que a família mora em Santo André "acompanhada de três indivíduos, que entraram logo atrás dela e anunciaram um roubo".

Ainda segundo o depoimento de Carina, os assaltantes estavam com pelo menos duas armas de fogo. Eles renderam todos que estavam na casa e os ameaçaram. Após roubarem vários objetos da casa, os três teriam deixado o local num Jeep Compass (carro de Flaviana) junto com as três vítimas (Flaviana, Romuyuki e Juan).

"Segundo Carina, ela e Ana Flávia deixaram o condomínio em um Fiat Palio [carro de Ana Flávia], tendo saído junto com o Jeep Compass, que estava um pouco atrás", escreveu o juiz Fernando Martinho de Barros no despacho que autorizou a prisão de Juliano. "Nota-se a inconsistência do relato da investigada Carina, em especial em relação a sua não-participação no roubo, pois não esclareceu a contento a extrema coincidência de um dos assaltantes ser justamente seu primo", diz o magistrado.

Suspeito preso confessa e incrimina filha e esposa

Em depoimento à polícia ontem, Juliano de Oliveira Ramos Júnior teria confessado participação nas mortes envolvendo a família em São Bernardo. De acordo com a TV Globo, na versão relatada à polícia Ana Flávia e Carina se reuniram com três pessoas para combinar o crime.

Segundo o SP1, da TV Globo, Juliano disse à polícia que Carina e Ana Flávia participaram do crime. Dois dias antes do crime, ele, dois comparsas, Ana Flávia e Carina teriam se reunido para planejar um roubo à casa da família, depois de ficarem sabendo que haveria R$ 85 mil no cofre.

Como não encontraram dinheiro, Ana Flávia e Carina teriam concordado em matar a família - uma das intenções seria receber dinheiro de um suposto seguro de vida, já que o plano inicial falhara.

Juliano relatou à polícia que Romuyuki e Juan foram mortos asfixiados e colocados no porta-malas da caminhonete da mãe. Flaviana, vendada e amarrada, foi colocada no banco de trás, segundo a versão dele. Depois, os criminosos teriam passado por um posto de gasolina para comprar combustível e incendiar o carro. A mãe teria sido morta por Carina, ainda de acordo com o depoimento.