Topo

Esse conteúdo é antigo

Rato surge em supermercado no RJ e meia tonelada de alimentos é descartada

Vigilância Sanitária notificou supermercado Extra em Cabo Frio e descartou quase meia tonelada de alimentos - Vigilância Sanitária/Divulgação
Vigilância Sanitária notificou supermercado Extra em Cabo Frio e descartou quase meia tonelada de alimentos Imagem: Vigilância Sanitária/Divulgação

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, de Porto Alegre

06/02/2020 00h55

Dois dias após um rato ser flagrado andando dentro do supermercado Extra em Cabo Frio, na região dos Lagos do Rio de Janeiro, a Vigilância Sanitária notificou na terça-feira (4) o estabelecimento e descartou quase meia tonelada de alimentos.

De acordo com o órgão municipal, foram encontrados 459 kg de frango, 21 kg de costela suína e 17 pizzas acondicionados de maneira incorreta. Três freezers foram lacrados por não manterem a temperatura adequada.

No vídeo, o rato é visto caminhando ao lado de um freezer de sorvetes, em uma espécie de suporte aéreo. O homem que fez a gravação chega a apelidar o animal de Jerry, em alusão do desenho Tom & Jerry.

"Esse é o Extra de Cabo Frio. Olha que luxo! Vou ver aí o meu amigo aí (ele vira o celular para o freezer). Vou chamar o Tom, para pegar o Jerry", relatou o homem durante a gravação.

O supermercado fica próximo da rodoviária, no bairro Parque Riviera, e é bastante frequentado por turistas durante o veraneio.

Segundo a Vigilância Sanitária, um relatório da fiscalização no estabelecimento deverá ser divulgado "em breve". O órgão municipal salientou que a fiscalização é feita de forma rotineira e também a partir de denúncias.

"São fiscalizadas a conservação e armazenamento de mercadorias, refrigeração, data de validade dos alimentos, dentre outros aspectos", observou a Vigilância Sanitária em nota.

De acordo com o Código Sanitário do município, o estabelecimento que descumprir as condições de higiene pode ser punido com advertência, multa e, até mesmo, a interdição do local.

Em nota, o grupo GPA, ao qual o Extra pertence, observou que o rato caiu do teto, foi encontrado pelos funcionários e retirado da unidade.

"Imediatamente a loja realizou os procedimentos de limpeza e higienização do local e acionou a empresa responsável por controle de pragas para reforço dos procedimentos de controle e nova vistoria na loja. Nada foi encontrado", informou a nota.

Já em relação à fiscalização da Vigilância Sanitária, a rede ressaltou que "tomou todas as medidas para sanar os pontos levantados pela entidade, como a correção da temperatura dos freezers". Ainda segundo o grupo, os produtos apontados foram imediatamente descartados.