Topo

Esse conteúdo é antigo

Após caos, chuva perde força e São Paulo começa a voltar à normalidade

Stella Borges

Do UOL, em São Paulo

11/02/2020 06h54Atualizada em 11/02/2020 13h51

Um dia após o temporal que paralisou São Paulo, a cidade começa a voltar à normalidade. Depois de registrar diversos pontos de alagamento ontem, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) informou por volta do meio-dia que a cidade não tinha nenhum ponto com acúmulo de água.

Após os rios transbordarem e as Marginais Tietê e Pinheiros fecharem, a água baixou hoje, mas houve bloqueios para a limpeza das pistas. Ao meio-dia, a cidade registrava 31 km de congestionamento, segundo a CET (Companhia de Engenharia e Tráfego).

O rodízio está suspenso para carros e caminhões na cidade de São Paulo para os veículos com placas final 3 e 4.

O Corpo de Bombeiros informou que até às 7h havia recebido 1 chamado para enchentes e alagamentos, 8 para desabamentos e desmoronamentos e 13 para quedas de árvore. Ontem, durante as 24 horas do dia, foram mais de 10 mil ligações que resultaram em 2.345 ocorrências, 1.043 enchentes, 193 desabamentos e desmoronamentos, 219 quedas de árvore.

Durante a madrugada, a corporação registrou um desabamento de prédio em construção no bairro do Limão, na zona norte da cidade. Não houve registro de vítimas.

Transporte público

O temporal de ontem também impactou no transporte público da capital, especialmente nas operações das linhas 7 - rubi, 8 - diamante e 9 - esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Hoje, no entanto, apenas a linha 9-esmeralda começou o dia operando com velocidade reduzida. A situação foi normalizada ainda pela manhã. O metrô também opera normalmente.

Escolas

As aulas foram suspensas em escolas estaduais e municipais, além de alguns colégios privados. Para hoje, a secretaria de educação do estado informou que as aulas em 45 escolas das 5,1 mil unidades da rede afetadas nesta segunda-feira seguirão suspensas até que a situação das chuvas se normalize.

O conteúdo será resposto nas regiões em que os estudantes tiveram problemas de acesso durante o dia, informou em nota.

Já a prefeitura afirma que serão mantidas as aulas na rede municipal. Em nota, informa ainda que todas as 468 UBS (Unidades Básicas de Saúde) da capital funcionarão com estratégias para o acolhimento e resolução das intercorrências caso continuem ou aumentem as chuvas.

Ceagesp

O forte temporal também afetou a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Hoje, a companhia informou que o nível de água baixou e está em níveis aceitáveis na maior parte do entreposto, permitindo a entrada de equipes de limpeza e manutenção. Ainda não há uma estimativa de prejuízo.

Os portões continuam fechados para entrada e saída de mercadorias para garantir que nenhum alimento contaminado seja comercializado.

"Os comerciantes já iniciaram os trabalhos de limpeza dos boxes e de retirada e descarte dos alimentos que foram contaminados pelas águas da enchente, e a Ceagesp montou uma força-tarefa de segurança, limpeza e manutenção para percorrer o mercado e fazer uma avaliação dos prejuízos causados pelas chuvas da segunda-feira", informou em nota.

Céu encoberto e chuviscos isolados

Hoje, segundo o CGE, o céu ainda fica encoberto e com chuviscos ocasionais na Grande São Paulo e capital. A temperatura permanece em queda e a sensação será de frio nas regiões mais próximas do litoral.

As temperaturas variam entre mínima de 16°C e a máxima não deve superar os e 21°C. Será um dia com baixa amplitude térmica e umidade relativa do ar acima dos 75%.

Amanhã o dia começa com céu encoberto e termômetros em torno dos 17°C. O sol aparece em curtos períodos, mas as temperaturas não se elevam muito. A máxima atinge os 23°C, enquanto os percentuais de umidade do ar se mantém acima dos 65%.

Entre a tarde e o início da noite são esperadas chuvas rápidas e isoladas, com baixo potencial para formação de alagamentos.

Situação no interior

Em Botucatu, no interior do estado, a chuva também causou estragos e deixou a cidade em calamidade pública. Um motorista morreu após ter sido arrastado pela água depois que seu caminhão foi engolido por uma cratera na rodovia Marechal Rondon e um casal está desaparecido desde ontem.

De acordo com a Defesa Civil, o carro em que o casal estava foi levado pela enxurrada quando eles tentavam passar sobre a ponte do Rio Capivara, na rodovia Alcides Soares. O veículo já foi localizado.

* Com reportagem de Carolina Marins, do UOL, em São Paulo