Topo

Rodízio, trens, aulas: SP ensaia volta à normalidade um dia após temporal

Trem da CPTM em meio a alagamento na região do Jaguaré, em São Paulo - ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Trem da CPTM em meio a alagamento na região do Jaguaré, em São Paulo Imagem: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Carolina Marins

Do UOL, em São Paulo

11/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Rodízio está suspenso na terça para carros e caminhões com placas final 3 e 4
  • Aulas continuam suspensas em 40 escolas estaduais em regiões afetadas, mas estão mantidas na rede municipal
  • UBSs da capital funcionarão com estratégia para acolhimento e resolução de intecorrências

As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo na segunda-feira (10) provocaram diversos pontos de alagamento, cancelamento das aulas, suspensão do rodízio de veículos e impactos no transporte público.

A Companhia de Engenharia de Tráfego informou que o rodízio está suspenso para carros e caminhões na cidade de São Paulo para os veículos com placas final 3 e 4.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), na noite de segunda a cidade ainda registrava 17 pontos de alagamento, com 13 pontos intransitáveis, que se normalizaram durante a madrugada.

O temporal também impactou no transporte público da capital, especialmente nas operações das linhas 7 - Rubi, 8 - Diamante e 9 - Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Desde o início da manhã até a noite de segunda, a linha 9 - Esmeralda circulava apenas entre as estações Grajaú e Santo Amaro. De Santo Amaro a Osasco o serviço ficou paralisado e foi atendido pelo Plano de Apoio Entre Empresas em Situação de Emergência (Paese).

Até a noite de segunda, pontos de alagamentos ao longo da linha impossibilitavam a circulação dos trens.

A circulação dos ônibus EMTU tinham circulação restrita e atrasos, em boa parte por conta de alagamentos. Às 19h30, tiveram início o processo de limpeza no Terminal Taboão, prevista para durar a madrugada toda.

As linhas municipais também foram afetadas pelas enchentes nas vias, mas a prefeitura informou que nenhum terminal teve alagamento em seu interior. O metrô opera normalmente.

As aulas foram suspensas em 37 escolas estaduais e 43 municipais, além de alguns colégios privados. Para esta terça, a secretaria de educação do estado informou que as aulas nas 40 escolas das 5,1 mil unidades da rede afetadas nesta segunda-feira seguirão com aulas suspensas até que a situação das chuvas se normalize.

O conteúdo será reposto nas regiões em que os estudantes tiveram problemas de acesso durante o dia, informou em nota.

Já a prefeitura afirma que serão mantidas as aulas na rede municipal. Em nota, informa ainda que todas as 468 UBS (Unidades Básicas de Saúde) da capital funcionarão com estratégias para o acolhimento e resolução das intercorrências caso continuem ou aumentem as chuvas.