Topo

Esse conteúdo é antigo

Garoto australiano morre atropelado por caminhão em MS, e irmã fica ferida

Local onde garoto australiano foi morto atropelado em MS - Reprodução/Google Maps
Local onde garoto australiano foi morto atropelado em MS Imagem: Reprodução/Google Maps

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

27/02/2020 15h06

Uma criança de seis anos nascida na Austrália, mas que morava com a família em Nova Andradina (MS), morreu atropelada por um caminhão enquanto estava na garupa da bicicleta com a irmã de 16 anos, que se feriu no acidente, ocorrido na noite de ontem. O motorista do caminhão, de 38 anos, foi preso em flagrante. O nome dele não foi divulgado em cumprimento a lei de abuso de autoridade.

Segundo a polícia, o acidente aconteceu quando os irmãos, de seis, 15 e 16 anos, seguiam em duas bicicletas. O caçula era levado pela irmã mais velha na garupa, enquanto o menino de 15 anos ia sozinho na outra bicicleta. Eles iam ao mercado comprar sabão em pó e moravam bem próximo ao local.

A irmã mais velha estava perto do meio-fio da avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, no mesmo sentido do caminhão, quando o semáforo abriu e o veículo fez a conversão para a rua Espírito Santo, atropelando os dois na bicicleta. O irmão de 15 anos estava na frente, atravessou o cruzamento primeiro e não foi atropelado. Os adolescentes prestaram depoimento hoje na delegacia.

"A menina não esperava que o caminhão iria fazer a conversão, achava que o veículo iria reto e seguiu, mas o caminhão acabou colhendo a bicicleta que estavam os dois irmãos. Os dois caíram, a menina rolou por debaixo do caminhão e o menino não conseguiu sair, vindo a óbito na hora", disse o delegado Luis Quirino Antunes Gago.

A adolescente de 16 anos sofreu ferimentos leves e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, em Nova Andradina. O menino de seis anos teve a cabeça esmagada por uma das rodas do veículo.

Após a perícia, o corpo da criança foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Nova Andradina e liberado na noite de ontem para velório e enterro, que ocorreram hoje. O UOL procurou a família do garoto, mas eles não quiseram dar entrevista alegando estarem muito abalados com a perda do filho.

O motorista do caminhão foi identificado no local e preso em flagrante pela Polícia Civil. Ele fez teste de bafômetro logo após o acidente e o resultado foi negativo.

A Polícia Civil instaurou inquérito do acidente e indiciou o condutor do caminhão pelos crimes de homicídio culposo (quando não há intenção de matar) em direção de veículo e lesão corporal culposa.

"O motorista contou, em depoimento, que precisou abrir espaço para o caminhão fazer a curva e não viu a bicicleta que estavam o menino e a irmã, porque o veículo é alto. Ele só parou o caminhão quando ouviu gritos das pessoas pedindo para ele parar", disse o delegado.

O motorista está preso na delegacia de Nova Andradina aguardando ser chamado para audiência de custódia, que ocorrerá ainda hoje. A Justiça vai determinar se ele responderá pelo crime preso ou em liberdade. O UOL tentou contato com o advogado dele na manhã de hoje, mas não conseguiu. Até a publicação deste texto, ninguém retornou.