Topo

Esse conteúdo é antigo

Após temporal que deixou 4 mortos, Rio deve enfrentar mais chuva hoje

1.mar.2020 - Alagamento na rua Visconde de Asseca, na região de Taquara, zona oeste do Rio de Janeiro - Reprodução/Twitter/@rosesiqueiraaa
1.mar.2020 - Alagamento na rua Visconde de Asseca, na região de Taquara, zona oeste do Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/Twitter/@rosesiqueiraaa

Do UOL, em São Paulo

02/03/2020 09h49Atualizada em 02/03/2020 10h46

Após um temporal que alagou ruas e casas e deixou quatro pessoas mortas no fim de semana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a previsão para hoje é de mais chuva. A capital fluminense segue em estado de alerta nesta manhã.

De acordo com o Centro de Operações do Rio, está prevista chuva de "moderada a forte" para a manhã e tarde de hoje. A partir da noite, a chuva perde a intensidade, podendo ser "fraca a moderada". Também é possível que ocorram rajadas de ventos fortes à tarde.

O mau tempo é reflexo de áreas de instabilidade em altos níveis da atmosfera, associadas à atuação de um canal de umidade sobre a região Sudeste, segundo o Alerta Rio.

Nesta manhã, chovia em alguns pontos da cidade, na zona norte, ocasionando chuva fraca a moderada. Os maiores acúmulos de água desde o final de semana eram nos bairros de Santa Cruz (200,8 mm), Bangu (183,2 mm) e Alto da Boa Vista (182,4 mm). Também chovia na Região Serrana.

Por volta das 9h, equipes da Prefeitura do Rio atuavam em 23 ocorrências, sendo 20 pontos com acúmulo de água e três quedas de árvores.

A capital fluminense entrou em estágio de alerta à 0h20 de ontem. O estágio de alerta é o quarto nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade.

Prefeitura recomenda ficar em local seguro

Por causa do estado de alerta e da possibilidade de novos temporais, o Centro de Operações do Rio recomenda que a população remarque compromissos e permaneça em local seguro. Veja as recomendações do órgão:

  • Adie compromissos
  • Permaneça em local seguro
  • Só se desloque se estiver em área de risco ou em caso de extrema necessidade
  • Ofereça abrigo a amigos e familiares

Em casos de alagamentos

  • Redobre a atenção ao dirigir e mantenha os faróis acessos
  • Permaneça em local seguro e evite áreas com alagamentos
  • Não caminhe pelas águas, pois há perigo de correnteza e de ferimentos com objetos, quedas em buracos sob a água, além de risco de doenças
  • Não fique próximo à beira de córregos e rios
  • Nunca force a passagem de carros em vias alagadas