Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de São Bernardo do Campo está na UTI após diagnóstico de covid-19

O prefeito da São Bernardo do Campo, cidade do ABC Paulista, Orlando Morando - Estadão Conteúdo
O prefeito da São Bernardo do Campo, cidade do ABC Paulista, Orlando Morando Imagem: Estadão Conteúdo

Mariana Gonzalez

Do UOL, em São Paulo

29/03/2020 17h22

O prefeito da São Bernardo do Campo, cidade do ABC Paulista, foi internado hoje na UTI com sintomas graves de coronavírus.

Morando recebeu diagnóstico positivo para a covid-19 na última quarta-feira (25) e, segundo comunicado publicado em suas redes sociais, foi hospitalizado depois de apresentar dificuldades para respirar.

"O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, após ter seu quadro respiratório agravado, foi hospitalizado e encontra-se, neste momento, na UTI do Hospital São Luiz", escreveu. "Ele ficará em recuperação".

A assessoria de imprensa de Orlando Morando disse que o prefeito não apresentou melhoras desde que apresentou os primeiros sintomas de coronavírus, na última segunda-feira (23).

"Hoje, domingo, o médico ao passar em sua residência constatou que a oxigenação estava muito baixa e, diante de maior risco, decidiu encaminhá-lo a um hospital para cuidados na UTI", disse a assessoria, em nota enviada ao UOL.

A primeira-dama, que também é deputada estadual pelo PSDB, também testou positivo para a covid-19, mas está bem, em isolamento domiciliar.

Orlando Morando tem 45 anos, foi eleito prefeito em 2016 pelo PSDB. Ele já foi vereador de São Bernardo do Campo e deputado estadual.

Diagnóstico e 'alfinetada' em Bolsonaro

Quando anunciou que havia testado positivo para o novo coronavírus, na semana passada, Morando aproveitou para atacar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por não mostrar o resultado de seus exames.

Orlando Morando - reprodução/Instagram - reprodução/Instagram
Imagem: reprodução/Instagram

"Olha, pessoal. Eu não escondi e não vou esconder nada em nenhum momento. Não sei quando tinham as primeiras pessoas infectadas na cidade e estou aqui na linha de frente", relatou no Instagram. "Diferente do presidente da República, que não tem coragem de mostrar, infelizmente deu positivo o meu exame".

Na sequência, o prefeito de SBC disse que tomou e continuaria tomando todas as medidas para se proteger

"É triste para cac..., porque não queria que isso tivesse acontecido. Mas estou firme. Vou ter de ficar em isolamento por 14 dias, a contar por ontem, que foi quando eu tive o diagnóstico. Vou continuar trabalhando aqui da minha casa", concluiu Morando.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O prefeito Orlando Morando não foi deputado federal, como informado em versão anterior deste texto (7º parágrafo). O trecho foi corrigido.